segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Phenom 100 da Embraer é certificado na Austrália


O jato executivo Phenom 100 da Embraer, da categoria entry level, recebeu, em julho passado, o certificado de tipo da Casa (Civil Aviation Safety Authority), autoridade de aviação da Austrália. Além desta certificação, o Phenom 100 já havia recebido a aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), do Brasil, e da FAA (Federal Aviation Administration), dos Estados Unidos, em dezembro de 2008, e da Easa (European Aviation Safety Agency), da Europa, em abril de 2009.

“É com grande satisfação que anunciamos a certificação dessa excelente aeronave, reforçando o compromisso da Embraer com o mercado australiano”, disse José Eduardo Costas, diretor de Marketing e Vendas da Embraer – Mercado Ásia e Pacífico – Aviação Executiva. “Nossos clientes terão a conveniência de poder registrar seus Phenom 100 na Austrália.”

Em 2005, a Embraer assumiu o desafio de projetar e fabricar um jato revolucionário, com conforto superior, desempenho excepcional, qualidades de voo suaves e baixo custo operacional.

Tais objetivos foram, pouco a pouco, sendo atingidos e o Phenom 100 não somente cumpriu todas as especificações originais de projeto, como também ultrapassou diversos requisitos de desempenho, incluindo velocidade máxima de cruzeiro de 390 nós (KTAS), dez nós mais veloz que o prometido, e consumo de combustível até 3,6% menor que as estimativas iniciais. Os níveis de ruído externo apresentam margem de 33 EPNdB (Effective Perceived Noise, em decibéis) em relação aos requisitos do Estágio 4 da Oaci (Organização da Aviação Civil Internacional).

O longo tempo entre paradas para manutenção programada – 600 horas de voo ou 12 meses – confere ao Phenom 100 uma considerável vantagem com relação aos seus competidores, pois necessita de apenas de cinco paradas para manutenção programada em cinco anos. O desempenho em decolagem e pouso também é melhor do que o esperado. O compartimento de bagagem, que era o maior da categoria, ficou ainda mais amplo e teve a capacidade aumentada em 227 litros, de 1.274 para 1.501 litros.


Atualmente, mais de 800 aeronaves da família Phenom, que também inclui o jato Phenom 300, da categoria light, foram vendidas em todo o mundo.

Fonte: Jornal de Turismo.

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