quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Maringá recebe primeiro avião cargueiro de Miami


Pousou às 16 horas desta terça-feira (11), no Aeroporto Regional Silvio Name Junior, em Maringá, um Boeing 767-300 da companhia aérea chilena Lan Cargo com 32 toneladas de equipamentos eletrônicos embarcadas em Miami, nos Estados Unidos.

Foi o primeiro voo internacional recebido pelo município e o desembarque inaugural do Terminal Internacional de Cargas (Teca). Com uma tripulação de quatro pessoas, liderada pelo comandante Claudio Monteiro, o voo inaugurou a linha cargueira que terá duas viagens mensais, no itinerário Miami—Maringá—Campinas—Miami.

Além de receber cargas dos Estados Unidos, o Teca embarcará cargas maringaenses para exportação. Na terça, o Boeing da Lan Cargo decolou levando 4,6 toneladas de produtos de confecção maringaense para os Estados Unidos.

A linha é operada pela empresa ABSA, subsidiária brasileira da Lan Chile. A linha coloca Maringá na rota do comércio internacional por vias aéreas. Para o segundo voo, marcado para o próximo dia 26, Maringá receberá um volume maior de cargas: 45 toneladas de equipamentos eletrônicos, que serão usados como insumo por quatro empresas maringaenses.

De acordo com a empresa de logística MCA, que opera a linha cargueira, deverá ser embarcada a mesma quantidade de mercadorias da região para o exterior. “Serão frutas, confecções e semijoias, das regiões de Maringá e Londrina, e artefatos de madeira, da região sul do Paraná”, explica Eliane Budny, gerente da MCA em Maringá.

Segundo o proprietário da empresa, Yuzi Massumoto, os empresários ganham, em média, 12 horas de vantagem com o recebimento da carga diretamente em Maringá. “Normalmente, eles teriam que receber a mercadoria em Campinas ou Curitiba e transportá-la para cá. Com o Teca de Maringá, o tempo é reduzido e também o custo com seguro”, analisa Massumoto.

O superintendente do Porto Seco Norte do Paraná, Marcos Capellazzi, afirma que a distribuição das cargas recebidas pelo Teca vai garantir vantagem de custo para os empresários da região. “O custo deverá cair em 50%, além da possibilidade de prestação de outros serviços, como etiquetamento”, diz Capellazzi.

“Precisamos agora fornecer infraestrutura para o Teca e o Porto Seco e isso será feito por meio de indústrias de base tecnológica.”

Fonte: Blog Aeroporto de Maringá.

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