segunda-feira, 1 de junho de 2009

Air France - AF 447


Jobim confirma queda do avião da Air France

Update 23

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou nesta terça-feira (2) que os destroços encontrados durante a madrugada no Oceano Atlântico são do Airbus da Air France. De manhã, a Aeronática informou que não poderia confirmar a origem do material.

De acordo com Jobim, as aeronaves de busca avistaram uma mancha de óleo, destroços e uma poltrona. "Nós temos uma posição no sentido de que isso é do Airbus da Air France."

Ao responder a um repórter, Jobim garantiu: "Os destroços são do avião. Isso não há mais dúvida". E acrescentou:

"Eu não trabalho com hipóteses. Nós trabalhamos com dados empíricos. A determinação, que foi feita pelo ministro da defesa em obediência ao presidente Lula e do vice José Alencar, é que essas buscas continuam dentro da modelagem estabelecida pelo sistema Parasar. Há um sistema de buscas que independe de hipóteses e que trabalha exatamente esgotando todas pás possibilidades neste perímetro", disse o ministro da Defesa.

Fios e metais da aeronave

O Airbus da Air France desapareceu após decolar do Rio de Janeiro no domingo (31) em direção a Paris e desapareceu. O voo AF 447 levava 228 pessoas. Jobim disse que não é possível saber se há sobreviventes.

Segundo o ministro, o avião Hércules da Força Aérea Brasileira identificou diversos materiais em uma faixa de 5 km. "Fios, metais, enfim, elementos que compõem a aeronave", esclareceu. O local fica dentro da área em torno do arquipélago de São Pedro e São Paulo. Ele esclareceu:

Os objetos encontrados no mar serão recolhidos e embarcados no navio Grajaú, da Marinha. A embarcação levará o material para Fernando De Noronha.

Investigações

Jobim explicou que as investigações ficam sob responsabilidade do governo na qual a aeronave foi registrada, no caso, a França. O Brasil ficará responsável pela busca de corpos, resgate de vítimas e destroços.

"São duas coisas distintas. A investigação de apuração das circunstancias são feitas pelo governo francês. A legislação da Ical estabelece que as investigações são feitas pelo governo ou autoridade aeronáutica do governo de registro da aeronave, mas com a participação de outros governos que envolvam passageiros de outras nacionalidades ", afirmou Jobim, que ressalta que não é possível saber se o avião explodiu.

Familiares

O ministro teve um encontro com a famílias dos passageiros que estavam a bordo do avião. Ele contou que não conversou com familiares sobre a possibilidade de haver sobreviventes.

"Eu não disse nada (sobre a hipótese de sobreviventes), absolutamente nada sobre isso. Eles perguntaram, mas eu disse: nós não trabalhamos , trabalhamos com resultados empíricos.

Porque se nós trabalhássemos com hipóteses, nós poderíamos suspender as buscar só por causa de hipóteses, então não se trabalha no sistema de resgate com hipóteses, trabalha-se com fatos empíricos.

Ou seja, esgota-se os esforços até um determinado momento, que é um momento definido pelos técnicos que trabalham no sistema. Agora, até o momento não foi divisado nenhum corpo, somente destroços", esclareceu Jobim.

Sobre a lista de passageiros, Jobim afirma que pela legislação internacional, a lista é fornecida pela empresa responsável pela aeronave. Alguns parentes afirmam que não desejam que os nomes das vítimas estejam na lista.

Fonte: G1.

Aviões da FAB encontram objetos no Oceano Atlântico

Update 22

A Aeronáutica informou hoje que encontrou objetos metálicos e não-metálicos no Oceano Atlântico. Ainda não há confirmação de que sejam partes do Airbus da Air France desaparecido no caminho entre Paris e Rio de Janeiro na noite de domingo (31) com 228 pessoas a bordo -59 delas brasileiras.

O coronel Jorge Amaral disse que objetos foram visualizados por aviões da Força Aérea Brasileira em dois pontos distintos, distantes 60 km entre si, a cerca de 650 km a nordeste da Ilha de Fernando de Noronha.

Segundo ele, um avião radar R-99 que havia saído às 22h35 de segunda-feira do arquipélago de Fernando de Noronha detectou sinais eletrônicos por volta da 1h desta terça. E, por volta das 5h25 desta terça, uma aeronave C-130 avistou objetos metálicos e não-metálicos que podem ser do Airbus.

Teriam sido vistos uma poltrona, uma boia laranja, um tambor, objetos brancos, além de mancha de óleo e querosene, segundo a Aeronáutica.

Os objetos foram encontrados no segundo dia de buscas. O avião, um Airbus 330-200, havia partido do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, às 19h30 de domingo. A meio caminho entre Brasil e África, ele atravessou uma área de turbulência e perdeu contato com os radares.

Mensagem automática indicou que a aeronave sofreu uma pane elétrica, segundo a companhia.

Chances escassas

As autoridades francesas reconheceram que são escassas as possibilidades de encontrar sobreviventes, mais de 30 horas depois do acidente, ocorrido em uma zona marítima de grande profundidade.

Fonte: G1.


O desaparecimento do AF447

Update 21

A explicação mais provável para o desaparecimento de um A330 com apenas 4 anos e três meses de uso e 18.870 horas de vôo, como era o F-GZCP da Air France, está relacionada a um daqueles eventos de rara magnitude.

Os dados indicam a passagem acima de uma tempestade a mais ou menos a metade do caminho entre Fernando de Noronha e a Ilha do Sal, a pouco mais de 300 milhas náuticas da costa de Noronha.

Para quem costuma voar nessa rota, trata-se de um ponto crítico, com grande distância entre as estações de rastreamento e controle de tráfego feito muito mais por satélites do que porque propriamente pelo rádio. Independentemente disso, o jato é equipado com o ACARS, um tipo de transmissor via GPS que envia dados em tempo real para um controle próprio das empresas.

A cada minuto, esse dado é atualizado. Assim, em caso de um problema grave que tenha cortado a comunicação, o cálculo desse gap de tempo dpa uma posição estimada em cerca de 10 milhas de raio em torno do último input.

O primeiro alerta foi entao recebido pela própria Air France antes mesmo de os controladores terem conhecimento - há outros tipos de comunicadores, como o SELCAL, por exemplo, mas este depende de transmissores do tipo HF e a grande distância sobre o mar não é tão eficiente.

Isso se não estaria sendo acompanhado pelo sistema ADS-B, desenvolvido por uma subsidiária da própria Airbus, no qual o jato é acompanhado por transmissão de dados via internet por constelação de satélites.

A ausência de alarmes e contatos diante de tantos programas só reforça a possibilidade de um problema quase instantâneo e irremediável.


A esta altura, as informações convergem para uma falha catastrófica, iniciada com a passagem em uma turbulência. Possivelmente, um raio fortíssimo, seguido de um curto-circuito - isso já confirmado pelo aviso de pane elétrica com perda de pressurização enviado automaticamente pelo computador às 2h14 horário de Greenwich, 15 minutos após a passagem por uma turbulência pesada - que "matou" a aeronave, ou seja, aniquilou tanto os seus controles de vôo quanto o funcionamento de geradores e outros sistemas, ainda que essa hipotese seja considerada complicada pelo fato de o A330 ter a bordo sistemas quádruplos.

Se houver uma falha grave, há previsão de um mínimo de suprimento de emergência para turbinas e parte dos aviônicos. Mesmo voando a 35 mil pés, há a possibilidade de turbulências fortes com céu claro, as chamadas CAT (Clear Air Turbulence), que não são detectáveis pelos radares de bordo.

Os Airbus, quando há falha elétrica no controle dos motores, possuem um sistema auxiliar chamado windmill, um tipo de catavento de alto desempenho que é capaz de acionar mecanicamente as turbinas, gerando energia elétrica diretamente para o acionamento.


Porém, em um caso muito severo, não haveria energia sequer para que esse sistema fosse acionado. Entre pilotos nos foruns técnicos, a opinião corrente é a de que o jato, depois de ocorrida a pane elétrica, teria sofrido danos irrecuperáveis que provocaram a perda de controle e um mergulho no oceano - o fato de o canal por onde a mensagem seguiu ser o usual indica que a falha, naquele momento, não comprometia o vôo.

Possivelmente o jato se desintegrou antes de chocar-se com o mar, já que há uma velocidade limite para a estrutura suportar a aceleração da gravidade.


Photobucket

Já a participação de raios na tragédia está sendo considerada. Há uma probabilidade mais elevada de que ocorram nas áreas acima de tempestades pesadas, o que seria o caso.

Discute-se agora se a presença de material composto, como fibras de carbono especiais, poderiam ser menos resistentes a descargas elétricas extremamente poderosas. Há um precedente em relação a isso quanto um acidente com um helicóptero no Mar do Norte, há algum tempo.

Uma das pistas para elucidar o caso está no fato de a aeronave ter recebido um rotor de cauda com hélices de pás de fibra de carbono, destruídas por uma dessas descargas de altissima intensidade.



Seja turbulência, seja raio ou outra causa, o importante nesse caso é identificar como um equipamento cheio de sistemas redundantes que se completam e se auxiliam pode ser suplantado dessa forma. Como sempre os acidentes decorrem de uma sequência de eventos, a informação do raio ou da pane teriam sido assim apenas o início do problema.

Abaixo, o mapa meteorológico da região. É fácil notar a área de mau tempo ao longo da linha equatorial, um fator capaz de influir no vôo, mas que não seria decisivo para o acidente.

Como nesse momento só se pode inferir dados, vale registrar que o A330 sinistrado havia se envolvido em uma colisão em terra durante taxiamento. Uma das asas atingiu de leve a cauda de um A320.

O fato não teria maior gravidade se não levantasse a possibilidade de um comprometimento estrutural não detectado em exames posteriores. Outra discussão que acompanho é se a aeronave já não estaria com problemas antes de chegar ao ponto onde sumiu: houve uma perda de contato por rádio por tempo significativo a partir de um determinado ponto, e só mais tarde o blip desapareceu do radar de terra.


De qualquer maneira, especialistas lembram que há um precedente. O vôo SR111 da Swissair, que se desintegrou perto da cidade de Halifax no Canadá, cumprido por um MD11.

A recuperação das caixas-pretas indicou um curto circuito num dos painéis eletrônicos situados entre o cockpit e a galley, curto esse que reduziu e depois eliminou a maneabilidade da aeronave.

Da mesma forma que ocorre agora, entre o alarme e o desaparecimento passaram-se poucos minutos. A diferença é que o Swissair chocou-se com a água tão perto da costa que os moradores da região litorânea ouviram a explosão. Além disso, o jato era menos dependente de sistemas fly-by-wire que os Airbus.


Eis a linha do tempo oficial do caso:

19:30LT/22:30Z: Decolagem GIG

22:33LT/01:33Z: Último contato VHF com Cindacta III (Recife) on INTOL position (mais ou menos 310Nm de Natal VOR, na aerovia UN873). A posição INTOL é o limite entre o controle Recife e o controle Atlântico. Informação de posição TASIL - limite entre o controle Atlântico e Dacar, Senegal - estimada (em torno de 670Nm de Natal VOR na mesma aerovia) às 23:20LT/02:20Z

22:48LT/01:48Z: AF447 deixa área de cobertura do Cindacta de Recife seguindo nível FL350 com velocidade TAS 453KT

23:20LT/02:20Z: Sem contato de rádio - no centro do Atlântico - e Dacar é informado. A 50Nm da posição TASIL (4° 0' 18N 29° 59' 24W) sinal de anomalia elétrica é enviado para computador remoto na base.

Fonte: Glide Slope - JB Online.


Navio não encontra vestígios em área apontada por piloto, diz Aeronáutica

Update 20

A Aeronáutica informou na madrugada desta terça-feira (2) que um navio francês fez uma busca na área apontada pelo piloto da TAM, que teria visto "pontos laranjas" no mar, e não encontrou vestígios do Airbus que fazia o voo AF 447 da Air France. A aeronave partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris levando 228 pessoas a bordo e desapareceu após pane, quando sobrevoava o oceano.

Fonte: G1.


Mais um vídeo sobre o acidente.

Update 19




Fonte: UOL.

Começam as especulações...

Update 18

Uma entrevista publicada no site do jornal francês Le Figaro nesta segunda-feira (1) acrescenta o terrorismo às hipóteses sobre o desaparecimento, enquanto sobrevoava o oceano Atlântico, do Airbus 330 que fazia o voo 447 (Rio de Janeiro-Paris) da Air France.

Segundo um piloto da própria Air France, que concordou em falar ao Figaro mas pediu anonimato, "pode-se muito bem imaginar que uma bomba tenha provocado a despressurização do avião, e que então ele tenha se desfeito em pedaços". Este, no entanto, é somente um dos cenários imaginados pelo profissional, e que envolveria um artefato de pequeno poder explosivo.

Outra possibilidade é a de que uma bomba muito maior tivesse destruído o avião de uma só vez.


"Poderia ser [também] uma bomba grande, que tenha explodido todo o avião. Isso explicaria o fato de a aeronave não ter tido tempo de enviar um sinal de alerta", afirmou o piloto ao jornal. O Figaro, de linha editorial conservadora, é um dos dois jornais mais importantes da França (o outro é o Le Monde).

A hipótese de o avião da Air France ter sido vítima de um atentado, segundo esse piloto, é mais plausível do que a de um raio tê-lo atingido e causado o acidente -- algo que foi aventado pelo ministro dos Transportes da França, Jean-Louis Borloo. "Na história da aviação, não se conhece atualmente casos de raios que culminem com a perda de uma aeronave", disse o piloto.

Uma pane elétrica de algum tipo no Airbus é outra hipótese da qual o piloto ouvido pelo Figaro prefere desconfiar. Segundo ele, cada avião conta com cinco fontes de eletricidade, e todas elas teriam de falhar para que seu controle ficasse totalmente comprometido. "Seria preciso que todas elas estivessem com problemas, o que me parece difícil", apontou.

Por fim, o piloto da Air France disse que há indícios claros de que uma forte turbulência atingiu o avião, e que a provável tragédia do voo AF 447 aconteceu depois dela. Mas concluiu: "Na verdade, o que é quase certo é que não se saberá jamais o que realmente se passou. O avião estava sobrevoando o Atlântico e seus destroços podem estar espalhados por 10 km no mar."

Fonte: Desastres Aéreos News.

Nota da FAB

Update 17

01/06/2009 - 19h00
Nota 3

RELATÓRIO DAS BUSCAS DO VÔO 447 DA AIR FRANCE

O Comando da Aeronáutica informa que todo o processo da busca do voo AFR 447, da AIR FRANCE, na região de competência do Brasil, está sendo conduzido pelo Salvaero Recife, órgão subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, responsável pela coordenação das buscas da aeronave desaparecida.

No padrão de busca utilizado, as aeronaves da FAB percorrem a rota do voo AFR 447, a partir da posição de reporte da falha técnica (03º 16`28” N/ 030º 22`28” W). Até o presente momento, estão envolvidos na operação em torno de 100 pessoas e foram utilizados os seguintes meios aéreos:

- 01 avião Bandeirante de patrulha marítima (P-95 7100) realiza busca na rota do vôo AFR 447;

- 01 helicóptero Blackhawk (H-60 8906) disponibilizado para resgate;

- 01 aeronave Bandeirante SAR (SC-95 6545) em deslocamento para Natal-RN;

- 01 aeronave Amazonas (SC-105 2810) em deslocamento para Recife-PE;

- 01 helicóptero Super Puma (H-34 8731) em deslocamento para Natal-RN;

- 01 aeronave Hércules (C-130 2474) decolou de Natal-RN e prosseguiu para a área de busca, com a equipe do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARASAR), unidade de elite para operações de busca e resgate, e voará no período noturno, realizando busca eletrônica nas freqüências de transmissão do localizador de emergência (ELT) e visual;

- 01 aeronave R-99 que realizará busca radar no período noturno, com utilização do radar de abertura sintética, varredura eletrônica nas freqüências de transmissão do localizador de emergência (ELT) e, caso as condições sejam favoráveis, o FLIR (equipamento infravermelho);

- 01 aeronave Hércules (KC-130 2462) decolará do Rio de Janeiro-RJ na madrugada e chegará ao local para iniciar as buscas no nascer do sol.
Além das oito aeronaves da FAB e dos três navios da Marinha do Brasil envolvidas nas missões de busca, existem duas aeronaves francesas efetuando buscas na área correspondente ao Controle DAKAR.

Os aviões de busca são equipados com botes e kit de sobrevivência para serem lançados ao mar, bem como paraquedistas do PARASAR a bordo e tripulação especializada de observadores em busca.



CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

Abaixo segue a rota do Voo AF447


Fonte: CECOMSAER

Piloto de rota comercial viu 'pontos laranjas' no oceano, diz Aeronáutica

Update 16

O vice-chefe do Centro de Comunicação da Aeronáutica brasileira, Jorge Amaral, confirmou no início da noite desta segunda-feira (1º) que um piloto de um voo comercial reportou ter visto “pontos laranjas” no meio do Oceano Atlântico cerca de 30 minutos após o Airbus da Air France ter emitido um informe de pane elétrica, às 23h14 de domingo.

Fonte: G1.


O comando da Aeronáutica informou que as buscas pelo Airbus que desapareceu quando fazia a rota Rio de Janeiro-Paris continuarão durante a noite desta segunda-feira (1).

Update 15

Falta de dados em cartão de embarque dificulta localização das famílias

Update 14

A falta de informações no cartão de embarque de passageiros do voo AF 447, da Air France, que desapareceu depois de decolar do Rio de Janeiro, na noite de domingo (31), está dificultando a localização de passageiros, segundo nota publicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A agência faz um alerta, para que todos os passageiros preencham os dados do cartão de embarque, para facilitar o contato.

A aeronave seguia para Paris e levava 228 pessoas, sendo 216 passageiros e 12 tripulantes. A lista das pessoas que estavam a bordo ainda não foi divulgada e pode não ser completa, porque alguns parentes pediram que os nomes não fossem divulgados.

Leia a nota da Anac, na íntegra:

"A companhia aérea Air France já está entrando em contato individualmente com os familiares dos passageiros do voo AF 447, em dois centros de atendimento no Rio de Janeiro, no Aeroporto do Galeão e no hotel Windsor, na Barra da Tijuca.

Os nomes de alguns passageiros poderão não ser divulgados, a pedido das famílias, desde que formalizado à companhia aérea.

Alguns passageiros optaram por não informar telefones de contato no cartão de embarque, como é recomendado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e isso está dificultando o contato com suas famílias. Em todos os voos, é muito importante que os passageiros preencham as informações de contatos no cartão de embarque, para facilitar o contato quando necessário.

As pessoas que tiverem informação sobre familiares que estariam nesse voo devem procurar o centro de atendimento da Air France no Aeroporto do Galeão ou no hotel Windsor (av. Sernambetiba, 2630, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro), ou ligar para os telefones de atendimento da Air France: no Brasil, 0800 881-2020 e, em Paris, 33-1-5702-1055."

Fonte: G1.


Lista dos passageiros do voo AF 447 só sairá após verificação da nacionalidade

Update 13

Um comunicado divulgado há pouco pela Anac revela que a Air France vai divulgar a lista de passageiros do voo AF 447 somente após a checagem da nacionalidade dos passageiros junto à Polícia Federal no Brasil e após informar diretamente aos familiares dos passageiros desaparecidos.

Não há previsão de horário para a divulgação da lista de passageiros para a imprensa.


Fonte: O Globo.

Acompanhe abaixo o segundo comunicado da Air France:

Vol Air France 447 Rio de Janeiro - Paris-Charles de Gaulle

Paris, 01 juin 2009 - 14h31 heure locale
Communiqué N° 2


Air France a le regret d’annoncer la disparition du vol AF 447 effectuant la liaison Rio de Janeiro – Paris-Charles de Gaulle, arrivée prévue ce matin à 11h10 locales, comme vient de l’annoncer à la presse le Directeur général d’Air France, Pierre-Henri Gourgeon.

L’appareil de type Airbus A330-200, immatriculé F-GZCP, a quitté Rio le 31 mai à 19h03 heure locale (00h03 heure de Paris).

L’appareil a traversé une zone orageuse avec fortes turbulences à 2 heures du matin (heure universelle), soit 4h00 heure de Paris. Un message automatique a été reçu à 2h14 (4h14 heure de Paris) indiquant une panne de circuit électrique dans une zone éloignée de la côte.

L’ensemble des contrôles aériens civils brésilien, africain, espagnol et français ont tenté en vain d’établir le contact avec le vol AF447. Le contrôle aérien militaire français a essayé de détecter l’avion, sans succès.

216 passagers sont à bord : 126 hommes, 82 femmes, 7 enfants et un bébé.

L’équipage est composé de 12 navigants : 3 navigants techniques et 9 navigants commerciaux.

Le commandant de bord a 11 000 heures de vol et déjà effectué 1 700 heures sur Airbus A330/A340. Les deux copilotes ont 3 000 heures de vol pour l’un (dont 800 sur Airbus A330/A340) et 6 600 pour l’autre (dont 2 600 sur Airbus A330/A340).

L’appareil est équipé de moteurs General Electric CF6-80E.

L’avion totalise 18 870 heures de vol et a été mis en service le 18 avril 2005.

Sa dernière visite d’entretien en hangar date du 16 avril 2009.

Air France partage l’émotion et l’inquiétude des familles concernées. Les proches sont reçus dans un endroit spécialement réservé à l’aérogare de Paris-Charles de Gaulle 2.

Un numéro vert est ouvert 0800 800 812 pour la France, et + 33 1 57 02 10 55 pour l’étranger.

NB : Nous demandons aux journalistes de ne pas appeler ce numéro réservé aux familles et aux proches.

Radioamador de Fernando de Noronha auxilia nas buscas pelo voo AF 447

Update 12

O radioamador André Sampaio auxilia a Aeronáutica nas buscas pelo Airbus 330-200, da companhia Air France, que desapareceu depois de partir do Rio de Janeiro, às 19h de domingo (21). De acordo com ele, a aeronave teria perdido contato com radares e torres de controle no Brasil a cerca de 270 quilômetros da costa.

Ainda segundo Sampaio, essa distância é relativamente curta e fica dentro da faixa de alcance da Força Aérea Brasileira (FAB). Ele disse que mora em Fernando de Noronha (PE) e o tempo esteve bom, com céu limpo, durante toda a madrugada na região.

Sampaio afirmou que, pouco tempo após o momento em que o contato com o avião foi interrompido, mensagens via radioamador foram enviadas a embarcações que navegam pela região. Segundo o radioamador, as mensagens informam sobre o desaparecimento da aeronave e pedem que as tripulações fiquem atentas a qualquer sinal da aeronave. Até o momento, de acordo com Sampaio, nenhuma informação foi passada pelas embarcações.

Fonte: G1.


Presidente da Air France: piloto do vôo 447 era experiente


Update 11


O comandante responsável pelo vôo da Air France AF 447, que desapareceu horas depois de decolar do Rio de Janeiro rumo a Paris, era experiente, afirmou Pierre Henri Gorgeon, presidente da companhia em uma entrevista concedida na manhã desta segunda no aeroporto Charles De Gaulle.

Mais cedo, o jornal francês Le Monde publicou em sua edição online que a aeronave que desapareceu tinha passado por uma revisão completa no último dia 16 de abril e que nada de irregular foi constatado. Ainda de acordo com um representante da empresa ouvido pelo jornal, o avião fez o último contato com a empresa às 3h30 da manhã, pelo horário de Paris (22h30 de domingo em Brasília).

Em seguida a aeronave teria entrado em uma zona de tempestades e forte turbulência por pelo menos 30 minutos. Por volta das 4h15, a aeronave teria emitido uma série de alertas automáticos antes de desaparecer dos radares.

Fonte: Site Terra.


Update 10


Alguns dados da aeronave

ModeS: 39644F
ModeS Country: France
Reg: F-GZCP
Typecode: A332
Type: Airbus A330-203
Serial number: 660
Airline: Air France

Últimos voos realizados:

AFR191 seen @ 2009-05-31 06:42 on route from BLR to CDG
AFR192 seen @ 2009-05-30 12:57 on route from CDG to BLR
AFR508 seen @ 2009-05-28 15:44 on route from CDG to CAI
AFR191 seen @ 2009-05-28 08:52 on route from BLR to CDG
AFR192 seen @ 2009-05-27 13:44 on route from CDG to BLR
AFR191 seen @ 2009-05-27 06:23 on route from BLR to CDG

Fotos da aeronave:




Fonte: data.flight24.com

Air France - AF 447 - Update

Update 09

A companhia Air France informou que funcionários da empresa estarão no Salão Nobre do Aeroporto Internacional do Galeão, localizado no 1º andar do prédio da administração, para dar informações e apoio às famílias de passageiros do voo AF 447, que seguia do Rio de Janeiro para Paris e desapareceu no mar.

O voo decolou do Rio no dia 31 de maio às 19 horas deste domingo com 216 passageiros e 12 tripulantes - 3 tripulantes técnicos e 9 comissários.

Números disponíveis para informação:

Para o Rio de Janeiro: (21) 3212-1806, (21) 3212-1884, (21) 3212-1889, (21) 3212-1894;

Para todo o Brasil: 0800 881 2020;

Para a França: 0800 800 812;

Para outros países: 33 1 57 02 10 5533 1 57 02 10 55

Fonte: O Globo.


Sarkozy pede investigação sobre desaparecimento de vôo AF 447


O presidente francês, Nicolas Sarkozy, pediu ao Governo e às administrações responsáveis que investiguem o que aconteceu com o voo da Air France procedente do Rio de Janeiro que desapareceu hoje.

Em comunicado emitido pelo Palácio do Eliseu, Sarkozy disse que pediu às autoridades "que coloquem todo seu empenho em seguir a pista do avião", que deveria ter chegado esta manhã ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

"Informado esta manhã da perda de contato com um Airbus A330 da Air France que cobria a rota Rio de Janeiro-Paris Charles de Gaulle, o presidente da República manifesta sua viva inquietação", afirma o comunicado.

Sarkozy pediu "imediatamente" que o ministro do Desenvolvimento francês, Jean-Louis Borloo, que se deslocasse ao aeroporto, onde a companhia área habilitou uma área especial no terminal número 2 para receber parentes dos 216 passageiros e 12 membros da tripulação que estavam a bordo do aparelho desaparecido.

Fonte: Site Terra.

Comunicado Air France


Flight Air France 447 Rio de Janeiro - Paris-Charles de Gaulle

Make sure you have the latest information

Paris, 01 June 2009 - 13:31 local time

First press release

Air France regrets to announce that it has lost contact with flight AF 447 from Rio de Janeiro to Paris-Charles de Gaulle, expected to arrive this morning at 11:15 local time.

The flight left Rio on 31 May at 7pm local time.

216 passengers are on board.

There are 12 crew members on board: 3 pilots and 9 cabin crew.

The following toll-free number is available in France: 0800 800 812,

and + 33 1 57 02 10 55 outside France.

Air France fully shares the anxiety and distress of the families of the passengers concerned. The families are been taken care of in a specially reserved area at Paris-Charles de Gaulle 2 airport.


Fonte: Air France

Air France - AF 447 - Notícias.


A aeronáutica já começou as buscas pelo Airbus 330-200 da Air France que desapareceu dos monitores dos radares nesta segunda-feira (1) sobre o Oceano Atlântico.

O voo AF 447, que levava 216 passageiros e 15 tripulantes, segundo a empresa deveria ter pousado às 6h10 (horário de Brasília) no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

Segundo o assessor de imprensa da Aeronáutica, coronel Henry Munhoz, as buscas foram iniciadas ao nascer do sol. “Aeronaves da Força Aérea Brasileira, a partir de Fernando de Noronha, no sentido de Paris, buscam a aeronave desaparecida”, disse Munhoz.

Segundo o coronel, o avião não foi detectado nos radares da Ilha do Sal, que fica no meio do caminho entre Brasil e Europa. “Em consequência disso, a Força Aérea Brasileira foi acionada durante a madrugada para que as buscas fossem iniciadas com o nascer do sol.”

O assessor da Aeronáutica explica que o departamento de controle do espaço aéreo tem uma cobertura que corresponde a três vezes a dimensão do Brasil. Boa parte do Oceano Atlântico está sob a responsabilidade do país, de acordo com tratados internacionais. Portanto, as buscas estão a cargo do país.

A Air France confirmou à agência France Presse que "não tinha notícias" do voo. Parentes de passageiros estavam sendo encaminhados para uma área especial do aeroporto.

Acompanhe abaixo.


Fonte: G1.

"Não há esperanças de localizar vôo AF 447", diz Air France


A Air France emitiu um comunicado à mídia francesa informando que "não há mais esperanças de localizar o vôo AF 447", que fazia o trajeto Rio de Janeiro-Paris e que sumiu dos radares na costa brasileira no início da madrugada desta segunda-feira. A aeronave decolou com 228 pessoas a bordo, sendo 216 passageiros e 12 tripulantes.

O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo, às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris pousar às 11h10 locais (6h10 de Brasília), disse um porta-voz. A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou as buscas à aeronave ainda durante a madrugada, na região do Oceano Atlântico, a nordeste do arquipélago de Fernando de Noronha.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, também já emitiu nota oficial dizendo que lamenta saber do ocorrido e que o governo francês vai disponibilizar todos os esforços para ajudar nas buscas.

O ministro da ecologia francês, Jean-Louis Borloo, afirmou, em entrevista à televisão I-Tele, que a cinco horas não há nenhuma informação nos radares, "o que é muito preocupante". "Infelizmente, espero o pior", disse Borloo.

No aeroporto Charles de Gaulle, os painéis ainda mostram o vôo como "em atraso". As famílias estão sendo recebidas em uma sala especial. Há uma mensagem sendo divulgada pelos alto-falantes solicitando a todos os familiares que chegam ao local para se dirigirem a essa sala.

Na imprensa francesa, a informação é de que o último contato do avião com as autoridades de controle aéreo foi por volta das 22h de ontem. O comandante teria alertado que enfrentava uma forte zona de turbulência e subitamente o contato foi cortado.

Fonte:Lúcia Jardim, Direto de Paris, Especial para o Site Terra.

Nenhuma esperança para o voo da Air France Rio-Paris

Não há nenhuma esperança para o voo da Air France entre Rio de Janeiro e Paris que desapareceu na manhã desta segunda-feira dos monitores de radar quando sobrevoava o Oceano Atlântico, afirmaram fontes aeroportuárias em Paris.

A Air France confirmou à AFP não ter notícias do voo AF 447 entre Rio e Paris com 216 passageiros e 15 tripulantes a bordo, que desapareceu na manhã desta segunda-feira dos monitores de controle quando sobrevoava o Oceano Atlântico.

"A Air France lamenta anunciar que não tem notícias do voo AF 447 que fazia a viagem Rio-Paris com 216 passageiros a bordo e compartilha a emoção e a preocupação das famílias afetadas", declarou à AFP uma porta-voz da companhia aérea francesa.

A bordo do avião viajavam também 15 tripulantes, incluindo três técnicos, segundo a Air France.

Aviões da Força Aérea do Brasil iniciaram as buscas pela aeronave a partir da ilha de Fernando de Noronha, informou a Aeronáutica.

O avião, um Airbus A330, deveria pousar às 11H10 locais (6H10 de Brasília) no aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris.

O aeroporto parisiense criou uma célula de crise durante a manhã.

Mais cedo uma fonte aeroportuária afirmou que o problema poderia ter sido provocado por uma falha técnica dos transponders, mas acrescentou que este tipo de avaria é pouco comum e que o avião não pousou às 11H10 como estava previsto.

Até o momento não foi possível contactar a diretoria da Air France.

Fonte: Último Segundo/AFP.

Air France - AF 447


Um Airbus da Air France que fazia uma viagem entre o Rio de Janeiro e Paris desapareceu dos monitores dos radares nesta segunda-feira (1) às 6h GMT (3h de Brasília) na costa do Brasil.

Segundo informações da Aeronáutica brasileira, o voo AF 447 levava 216 passageiros.

As buscas pela aeronave, de acordo com a Aeronáutica, começaram ao amanhecer a partir de Fernando de Noronha.

O Brasil será responsável pela operação.

Fonte: G1.

A companhia aérea Air France confirmou não ter notícias do voo AF 447 entre Rio de Janeiro e Paris com 216 passageiros e 15 tripulantes a bordo, que desapareceu na manhã desta segunda-feira dos monitores de controle quando sobrevoava o Oceano Atlântico.

"A Air France lamenta anunciar que não tem notícias do voo AF 447 que fazia a viagem Rio-Paris com 216 passageiros a bordo e compartilha a emoção e a preocupação das famílias afetadas", declarou uma porta-voz da companhia aérea francesa.

A bordo do avião viajavam também 15 membros da tripulação, incluindo três técnicos, segundo a companhia.

Fonte: AFP.

Um avião da Air France desapareceu do radar durante um voo do Brasil para a França, informaram autoridades aeroportuárias da França, nesta segunda-feira. A Força Aérea Brasileira informou que já iniciou buscas pela aeronave.

O voo AF 447 levava 228 pessoas a bordo, segundo a Air France. O avião saiu do Rio de Janeiro no domingo às 19h (horário de Brasília) e deveria chegar a Paris às 11h15 (horário local), disse um porta-voz.

A última localização da aeronave não estava clara.

Uma porta-voz da Air France-KLM em Amsterdã disse que não houve "por um tempo" contato por rádio com o avião.

A aeronave transporta 216 passageiros e 12 tripulantes. O avião é um Airbus 330-200, segundo as autoridades aeroportuárias.

Representantes da Air France no Brasil não tinham informações imediatas sobre o voo.

Fonte: Reuters.

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