Um problema no radar da torre de controle do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, provocou um congestionamento de aeronaves durante a noite desta terça-feira. Por volta das 19 horas, cinco aviões sobrevoavam o terminal aguardando autorização para pousar. A assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que não havia perigo para as aeronaves.
O radar auxilia os pilotos a se posicionar dentro das aerovias - espécie de estradas no céu - e a realizar o pouso. Sem a ajuda do equipamento, o comandante tem de fazer todo o trabalho sozinho. Segundo a Infraero, quando este tipo de problema acontece, a torre de controle do aeroporto aumenta o intervalo entre uma aterrissagem e outra. A assessoria da Infraero não soube precisar o tempo, mas a estimativa é que seja o dobro do normal.
O maior intervalo entre os pousos e o horário de grande movimento teriam provocado o congestionamento. A Infraero informou, ainda, que o procedimento não é atípico e não oferece risco para a aeronave. A causa do problema no radar não havia sido identificada até as 20 horas e por isso não havia previsão para a normalização do serviço.
Pela manhã o aeroporto ficou fechado por conta de um forte nevoeiro. As más condições de visibilidade obrigaram o aeroporto a suspender operações duas vezes - entre 1h40m e 6h30m e das 6h55m às 8 horas.
O radar auxilia os pilotos a se posicionar dentro das aerovias - espécie de estradas no céu - e a realizar o pouso. Sem a ajuda do equipamento, o comandante tem de fazer todo o trabalho sozinho. Segundo a Infraero, quando este tipo de problema acontece, a torre de controle do aeroporto aumenta o intervalo entre uma aterrissagem e outra. A assessoria da Infraero não soube precisar o tempo, mas a estimativa é que seja o dobro do normal.
O maior intervalo entre os pousos e o horário de grande movimento teriam provocado o congestionamento. A Infraero informou, ainda, que o procedimento não é atípico e não oferece risco para a aeronave. A causa do problema no radar não havia sido identificada até as 20 horas e por isso não havia previsão para a normalização do serviço.
Pela manhã o aeroporto ficou fechado por conta de um forte nevoeiro. As más condições de visibilidade obrigaram o aeroporto a suspender operações duas vezes - entre 1h40m e 6h30m e das 6h55m às 8 horas.
Fonte: O globo.com
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