Considerada uma das pistas mais difíceis no mundo, o Aeroporto Santos Dumont está impondo uma dificuldade a mais para os pilotos.
A pista principal do aeroporto está com sua camada porosa de asfalto - que aumenta o atrito das aeronaves com a pista - vencida desde dezembro de 2007, aumentando o risco de acidentes.
Além disso, a ampliação do aeroporto esqueceu a parte operacional, deixando obras inconclusas que estão gerando dificuldades para a operação das aeronaves após o aumento do número de voos autorizado desde o fim de março deste ano.
A pista principal do Santos Dumont tem 1.323 metros. Considerada curta, ela tem que ter uma camada especial de asfalto (chamada camada porosa) para receber jatos. Esta camada porosa faz com que, principalmente em dias de chuva, a água escoe com mais facilidade, aumentando assim o atrito entre os aviões e a pista.
Este atrito é medido pelas autoridades aeronáuticas e foi estabelecido que a pista do Santos Dumont não pode ter um coeficiente de menos de 0,61.
O problema é que, desde 2007, esse coeficiente estaria em 0,48, segundo o Sindicato dos Aeronautas e o ex-superintendente regional da Infraero Pedro Azambuja.
A última reforma na pista foi realizada no início de 2003 e o prazo de validade desta camada é de cinco anos (2003 inclusive). Segundo o ex-superintendente, antes de sair chegou a ser feita uma licitação para reformar tanto a pista principal como a auxiliar. Mas elas não foram concluídas.
A pista principal do aeroporto está com sua camada porosa de asfalto - que aumenta o atrito das aeronaves com a pista - vencida desde dezembro de 2007, aumentando o risco de acidentes.
Além disso, a ampliação do aeroporto esqueceu a parte operacional, deixando obras inconclusas que estão gerando dificuldades para a operação das aeronaves após o aumento do número de voos autorizado desde o fim de março deste ano.
A pista principal do Santos Dumont tem 1.323 metros. Considerada curta, ela tem que ter uma camada especial de asfalto (chamada camada porosa) para receber jatos. Esta camada porosa faz com que, principalmente em dias de chuva, a água escoe com mais facilidade, aumentando assim o atrito entre os aviões e a pista.
Este atrito é medido pelas autoridades aeronáuticas e foi estabelecido que a pista do Santos Dumont não pode ter um coeficiente de menos de 0,61.
O problema é que, desde 2007, esse coeficiente estaria em 0,48, segundo o Sindicato dos Aeronautas e o ex-superintendente regional da Infraero Pedro Azambuja.
A última reforma na pista foi realizada no início de 2003 e o prazo de validade desta camada é de cinco anos (2003 inclusive). Segundo o ex-superintendente, antes de sair chegou a ser feita uma licitação para reformar tanto a pista principal como a auxiliar. Mas elas não foram concluídas.
Fonte: O Globo.
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