terça-feira, 5 de maio de 2009

Expansão da TNT no Brasil


A multinacional holandesa do setor de transportes TNT anunciou a compra da Expresso Araçatuba por 54 milhões (R$ 156 milhões).

A aquisição consolida a liderança do grupo holandês no setor de entregas expressas no Brasil, onde já atua com a TNT Mercúrio. O pagamento vai ser em duas parcelas. A primeira, equivalente a 51% da companhia, será feita em maio.

Os 49% restantes vão ser adquiridos em maio de 2010. As negociações começaram há um ano. Segundo pessoas próximas às empresas, o valor do negócio permaneceu inalterado nesse período, mas a crise afetou a forma de pagamento,que inicialmente deveria ser feita numa única parcela.

A proposta de compra partiu da TNT. "Começou como uma oportunidade e continuou viável mesmo depois da crise”, diz Osvaldo Castro Junior, presidente da Expresso Araçatuba. Ele ressalta que as empresas já trabalhavam em parceria nos mercados em que eram complementares - a Expresso Araçatuba com forte presença no Norte e Centro-Oeste e a TNT Mercúrio nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

"Com essas duas empresas nós já conseguimos atingir todos os municípios brasileiros e também muitos países da América do Sul, onde a atuação das empresas também é complementar", diz o presidente da TNT Mercúrio, Roberto Rodrigues.

A aquisição da Expresso Araçatuba complementa a estratégia da TNT de construir uma rede rodoviária sul-americana, que já contou com a compra da transportadora LIT Cargo, no Chile.

Segundo Rodrigues, a complementaridade entre as transportadoras vai garantir a permanência dos 2,2 mil funcionários da Expresso Araçatuba, que vão se unir aos 6,3 mil trabalhadores da TNT Mercúrio.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página