A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa que a Infraero realizou, no mês de março de 2009, a medição do coeficiente de atrito mínimo na pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e que o resultado foi de 0,87, ou seja, um nível mais seguro que o número apontado em resolução da própria Anac.
A reportagem do jornal “O Globo”, da quinta-feira passada, dizia que a camada porosa do asfalto está vencida desde dezembro de 2007.
O Notam (aviso aos aeronautas) em vigor para o Santos Dumont informa que devem ser “suspensas as operações com aeronaves de mais de 20 toneladas em condição de pista molhada”.
Segundo a Anac, a condição de pista molhada é diferente de qualquer ocorrência de chuva. A pista possui uma camada porosa que absorve a água e a condição de pista molhada é avaliada tecnicamente pela Infraero a partir da medição da lâmina d´água na pista.
A reportagem do jornal “O Globo”, da quinta-feira passada, dizia que a camada porosa do asfalto está vencida desde dezembro de 2007.
O Notam (aviso aos aeronautas) em vigor para o Santos Dumont informa que devem ser “suspensas as operações com aeronaves de mais de 20 toneladas em condição de pista molhada”.
Segundo a Anac, a condição de pista molhada é diferente de qualquer ocorrência de chuva. A pista possui uma camada porosa que absorve a água e a condição de pista molhada é avaliada tecnicamente pela Infraero a partir da medição da lâmina d´água na pista.
Fonte: SRZD.
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