O primeiro avião a ser atingido foi o Embraer ERJ-170SU, prefixo N817MD, da Republic Airlines em nome da US Airways. O voo RW-3407/US-3407 vindo de Montreal, QC, no Canadá, fazia a aproximação para o pouso no Aeroporto Internacional da Filadélfia (PHL), quando o avião foi atingido por um forte relâmpago. A tripulação não declarou emergência e prosseguiu para uma aterrissagem segura.
O Boeing 717-23S, prefixo N991AT, da AirTran Airways, foi a segunda vítima da tempestade elétrica. O voo FL-626, que levava a bordo 96 passageiros e uma tripulação de 7 membros, declarou emergência durante a abordagem para a pista de pouso do Aeroporto Internacional da Filadélfia, relatando que o avião tinha sido atingido por um raio diretamente no cone do nariz. A pista 27L ainda estava ocupada pela aeronave N817MD, o que retardou a aterrissagem.
A terceira aeronave vítima dos raios foi o Rolladen-Schneider LS8-18, prefixo N818FM. O planador estava prestes a aterrissar no Aeroporto Mid Atlantic Soaring Center (W73), mas caiu a 100 metros da pista em meio a uma tempestade de raios e fortes ventos. O piloto sofreu ferimentos moderados. A aeronave ficou seriamente danivicada pelo impacto.
A fuselagem de muitos aviões comerciais é feita principalmente a partir de alumínio, que é um bom condutor de eletricidade. E os aviões são projetados de tal forma que, quando um raio o atinge a maioria da corrente elétrica permanece do lado de fora da aeronave.
O Boeing 717-23S, prefixo N991AT, da AirTran Airways, foi a segunda vítima da tempestade elétrica. O voo FL-626, que levava a bordo 96 passageiros e uma tripulação de 7 membros, declarou emergência durante a abordagem para a pista de pouso do Aeroporto Internacional da Filadélfia, relatando que o avião tinha sido atingido por um raio diretamente no cone do nariz. A pista 27L ainda estava ocupada pela aeronave N817MD, o que retardou a aterrissagem.
A terceira aeronave vítima dos raios foi o Rolladen-Schneider LS8-18, prefixo N818FM. O planador estava prestes a aterrissar no Aeroporto Mid Atlantic Soaring Center (W73), mas caiu a 100 metros da pista em meio a uma tempestade de raios e fortes ventos. O piloto sofreu ferimentos moderados. A aeronave ficou seriamente danivicada pelo impacto.
A fuselagem de muitos aviões comerciais é feita principalmente a partir de alumínio, que é um bom condutor de eletricidade. E os aviões são projetados de tal forma que, quando um raio o atinge a maioria da corrente elétrica permanece do lado de fora da aeronave.
Fonte: Desastres Aéreos News.
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