quarta-feira, 15 de abril de 2009

Mais rapidez de um ponto ao outro em Guarulhos


Passageiros que transitam no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) já podem conferir a utilização, por profissionais da Infraero, dos “equipamentos de locomoção individual”, um modelo de patinete motorizado que se movimenta de acordo com a inclinação do corpo do condutor. Em fase experimental, os veículos são utilizados para deslocamento entre o terminal de passageiros e o pátio de manobras, desde fevereiro. Eles permitem agilizar as atividades dos empregados da Infraero que trabalham nas áreas de atendimento e operacional, propiciando melhoria dos serviços.

O aparelho é elétrico, movido a baterias de Li-ion e permite autonomia de cerca de 35 quilômetros a uma velocidade máxima de 20 km/h. O uso desses equipamentos pode reduzir o tempo de percurso entre pátio e terminal de dez para até quatro minutos. Juntos, os dois terminais de passageiros têm 180 metros de extensão e o pátio de manobras possui 519 mil m².

Em Guarulhos, foram disponibilizados três equipamentos, duas unidades para os terminais e uma para o pátio, distribuídos entre os profissionais de ambas as áreas que se revezam ao longo das 24 horas do dia. Cada membro da equipe, entre auxiliares de terminal, encarregados e fiscais de pátio, utiliza o equipamento durante o turno de oito horas diárias.

João Santana, coordenador do terminal de passageiros, diz que o equipamento foi uma novidade positiva, “que pode ser utilizado nos saguões de embarque e desembarque, áreas externas e para realização de inspeções no estacionamento de veículos”.


O equipamento está em utilização nos Aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, e Brasília, no Distrito Federal. Em breve, deverá ser adotado também nos aeroportos do Rio de Janeiro.

Alex Oliveira Maciel, encarregado do terminal de passageiros do Aeroporto de Brasília, lembra que a novidade tem também a aprovação do público. “Alguns passageiros vêm conversar conosco, dizendo que já viram o equipamento em outros aeroportos fora do país e ficam satisfeitos em saber que no Brasil também já estamos utilizando”, afirma.

Assessoria de Imprensa - Infraero/ANR.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página