segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Passageiro reclama de overbooking em vôo da Gol de São Paulo para Recife


O comerciante Luís Lopes da Silva comprou, em agosto, passagens da Gol para que ele, a mulher e os dois filhos fossem passar o Natal no Nordeste, onde moram outros familiares.

Ontem, chegou ao aeroporto de Cumbica às 16h, quase três horas antes do vôo para Recife, com saída prevista para 18h40, a recomendação é que o passageiro chegue com uma hora de antecedência para embarcar em vôo nacional. "Cheguei bem antes do que precisava e, mesmo assim, não tinha mais lugar no vôo. Sonhamos o ano todo com esta viagem", afirmou ele.

Segundo o comerciante, atendentes da empresa propuseram que ele esperasse até a 0h15 de hoje, quando sairia outro vôo para Recife.

Ele também afirmou que, apesar de a remarcação ultrapassar o prazo de quatro horas, a empresa aérea não lhe ofereceu nenhuma compensação.

Procurada, a Gol disse que cinco passageiros que estariam nesse vôo foram acomodados em outros dois vôos para o mesmo destino: um às 21h05 e outro à 0h15. 

Compensações

Por lei, em caso de de overbooking, se a companhia não acomodar o passageiro em outro vôo em até quatro horas, deve proporcionar hospedagem, alimentação, comunicação e transporte para o hotel e de volta para o aeroporto.

Em acordo com o ministério da Defesa e com a ANAC, as companhias aéreas se comprometeram a não praticar o overbooking. Mas, neste primeiro fim de semana da Operação Feliz 2009, Gol e TAM foram autuadas por "preterição de passageiros", segundo a Anac.

Também foram autuados, por diversos motivos, Iberia, TAP, American Airlines, OceanAir e até a Infraero. (ler no restante das postagens de hoje).

Nota: Foto ilustrativa.

Fonte: Folha de São Paulo.

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