quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Azul pode ter estréia antecipada, diz presidente da empresa


A Azul Linhas Aéreas poderá antecipar sua estréia no mercado brasileiro de aviação, inicialmente prevista para o início de 2009. A empresa trabalha com a possibilidade de entrar no mercado antes do fim do ano, entre novembro e dezembro. "Caso o cheta (Certificado de Homologação de Transporte Aéreo) saia logo, poderemos começar a operar antes do fim do ano", afirmou ao Grupo Estado o criador e presidente do Conselho de Administração da Azul, David Neeleman.

Quando exatamente dependerá da obtenção do cheta do junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo Neeleman, esse processo está "bastante avançado". Dentro de dez dias, a empresa recebe o primeiro avião de uma encomenda de 76 jatos modelo Embraer 195, de 118 lugares.

O jato será utilizado no processo de certificação da companhia e nas próximas semanas fará testes entre as bases que a empresa está montando nos aeroportos de Santos Dumont (Rio de Janeiro), Campinas e Curitiba. A primeira turma de pilotos e comissários já está formada e a segunda já está a caminho.

A Azul planejava iniciar operação com três aeronaves em sua frota, terminando o ano de 2009 com 10 aviões. Mas Neeleman admite que será difícil enfrentar a concorrência com apenas três aviões e que, portanto, poderá antecipar as entregas. "Não descartamos a possibilidade de aumentar a nossa oferta", disse Neeleman. "O prazo de entregas na Embraer está apertado, mas com a alta do petróleo e o desaquecimento na demanda, alguns clientes estão começando a postergar suas entregas." Segundo o empresário, já houve pelo menos "uma desistência" na fila de entregas.


Fonte AE

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página