terça-feira, 15 de julho de 2008

Piloto conserta avião.

Aeronave regressou a Lisboa depois de tripulação reparar avaria

Uma avaria no avião da TAP que fezia a ligação entre Bissau e Lisboa teve de ser reparada pelos próprios pilotos. O Airbus A310 teve um problema junto ao reator esquerdo. Devido à falta de manutenção no aeroporto de Bissau, os próprios pilotos tiveram que resolver o caso.
O voo TP204 acabou saindo da Guiné-Bissau com três horas de atraso, tempo que demorou a avaria a ser reparada, chegando a Lisboa já perto da meia-noite. Um dos passageiros contou ao jornal Correio da Manhã como tudo aconteceu e tirou a fotografia.

A TAP confirmou o acontecimento.


De acordo com o passageiro, que solicitou o anonimato, o sucedido deixou-o assustado. Da sala do aeroporto, víamos os pilotos entrarem e a saírem de dentro do reator. A "manutenção" durou três horas e só fomos informados do que se passava já dentro do avião. O comandante pediu desculpa pelo atraso e disse que tinha sido motivado por uma pequena avaria técnica. Uma pequena avaria que demorou três horas para ser reparada, e naquelas condições... O avião vinha cheio e confesso que vínhamos um bocado assustados na viagem, contou um dos passageiros.

Vítor Mesquita, técnico de manutenção de aeronaves e secretário--geral do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos SITAVA), não ficou surpreendido.
"Os pilotos têm formação que lhes permite fazer muita coisa, mas tenho a certeza de que não mexem na parte mecânica. Só pode ter sido uma questão de mau contato e a informação não chegava ao cockpit, acontece em países quentes e umidos.
Se o piloto trouxe o avião é porque não havia risco. Hoje em dia não se brinca e fica tudo registrado."
Quanto à chave de fendas, que vemos na foto o piloto usar, terá sido para abrir os "fechos rápidos do reator". "Às vezes até usamos moedas de 5 cêntimos", disse.


TAP GARANTE QUE "TRIPULAÇÃO ESTÁ HABILITADA A RESOLVER ESTES CASOS"

A TAP confirmou ontem que foram os pilotos que repararam o problema técnico detectado em Bissau. De acordo com Isabel Palma, Relações Públicas da companhia , "A segurança nunca esteve em questão". "Efetivamente, houve uma situação pontual que aconteceu em Bissau. A tripulação técnica está habilitada a resolver estes casos e, em estreita colaboração com o centro de manutenção em Lisboa, o problema ficou resolvido", afirmou a porta-voz, revelando que "a TAP não tem pessoal de manutenção próprio em Bissau". Isabel Palma não revelou qual foi corretamente a avaria: "Foi uma situação isolada, a que eu nem chamo avaria. Se fosse grave, seria diferente. A segurança é prioritária."


ESPECIALISTA ESTRANHA A SITUAÇÃO

Sousa Monteiro, comandante sênior reformado da TAP, estranha a situação. "Qualquer avaria num reator de um avião, após detectada e registrada na caderneta técnica, precisa de alguém legalmente certificado que, depois de solucionada a avaria, volte a considerar o avião apto para o próximo vôo. Estas funções estão cometidas a quem possui Licença de Técnico de Manutenção de Aeronaves e não aos pilotos".


NOTAS

FALTA DE MEIOS
A falta de meios no aeroporto de Bissau já tinha provocado um problema com um avião da TAP em Fevereiro. O vôo teve de regressar a Lisboa quando estava a cerca de hora e meia de Bissau, devido a uma avaria que o impedia de decolar. Na época, a TAP confirmou que "a avaria não poderia ser resolvida em Bissau com os recursos de manutenção existentes".

QUATRO HORAS DE ESPERA
Em Maio, um avião da TAP que se preparava para decolar da Terceira sofreu avaria e os passageiros ficaram 4 horas no avião.

SUSTO EM LUANDA
Um avião da TAP com 262 pessoas a bordo teve de aterrisar com emergência em Luanda, em Abril de 2007, com problemas nos sensores de combustível 50 minutos após decolar.

Fonte: Desastres aéreos news.

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