O empresário David Neeleman, fundador da gigante regional americana JetBlue, investirá US$ 200 milhões para a criação de sua companhia aérea no Brasil. Trinta e seis jatos da família 190 da Embraer, com 100 lugares, já estão sendo negociados. E mais 38 aeronaves receberam opção de compra. A nova companhia vai concentrar suas operações em Viracopos e explorar aeroportos alternativos. Seu modelo de negócios pretende ser intermediário entre a operação das grandes empresas como TAM e Gol e as pequenas companhias regionais. A empresa tem dois públicos-alvo: os brasileiros quem ainda não andam de avião – 10 milhões de pessoas – e quem está desiludido com as companhias brasileiras.
Neeleman quer repetir no Brasil o sucesso da JetBlue, que se tornou conhecida nos Estados Unidos por sua política de tarifas baixas e bom serviço de bordo, com poltronas de couro espaçosas e monitor de TV . Entre as inovações que pretende implantar no país estão as poltronas com fileiras duplas e mais espaço entre os bancos.
Executivo de sucesso, Neeleman também é o inventor do e-ticket, bilhete eletrônico hoje bastante difundido entre as empresas. O empresário tem dupla nacionalidade – é americano, mas nasceu em São Paulo – e por isso pode ser dono de 100% do capital de uma companhia aérea do país. “Ele adora o Brasil e vai investir maciçamente no país”, diz o consultor em aviação Gianfranco Beting, ex- colunista do viajeaqui, que vai assumir a direção de marketing da nova empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário