Em meio à crise financeira mundial e seus impactos, o Grupo LAN investe US$ 70 milhões na incorporação de uma tecnologia avançada, chamada de winglet, componente aerodinâmico posicionado na extremidade livre da asa de uma aeronave, que tem por função diminuir o arrasto - redução que melhora a eficiência da aeronave.
"O winglet, instalado nas extremidades da asas, é uma peça que prolonga a asa para cima, permitindo redução de resistência e economia no consumo de combustível", afirma Norberto Jochmann, diretor-presidente da Absa Cargo Airline, agente geral de vendas da LAN Cargo no Brasil.
Com a solução, a redução no consumo de combustível pode chegar até 5% ou em um trecho que a aeronave gasta 10 mil litros, ela passará a consumir 9,5 mil litros. Jochmann lembra que o insumo responde por 30% dos custos da empresa de transporte aéreo. "Aplicando este valor sobre 30%, o custo com combustível será de 28,5%, com a tecnologia implantada", acrescenta.
O executivo não quis comentar sobre a participação do custo do combustível no ano passado, em função dos altos preços do petróleo, que chegou no pico a US$ 147 o barril em julho do ano passado. Além disso, ele destacou que essa redução nos custos não implicará em alterações nas tarifas.
"A tarifa que oferecemos é sempre de mercado, ela não é construída baseada no custo operacional, e sim na oferta e demanda", diz. A instalação será realizada nas 37 aeronaves - Boeing 767-300 - do grupo, já incluindo as duas da Absa Cargo Airline.
A previsão é de que, quando os aviões da Absa pararem para manutenção no final do ano ou início de 2010, sejam implementadas as soluções. Os winglets além de permitir a redução de custos, também colaboram com o meio ambiente, uma vez que ao gastar menos combustível emite menor quantidade de gás carbônico (CO2).
"O winglet, instalado nas extremidades da asas, é uma peça que prolonga a asa para cima, permitindo redução de resistência e economia no consumo de combustível", afirma Norberto Jochmann, diretor-presidente da Absa Cargo Airline, agente geral de vendas da LAN Cargo no Brasil.
Com a solução, a redução no consumo de combustível pode chegar até 5% ou em um trecho que a aeronave gasta 10 mil litros, ela passará a consumir 9,5 mil litros. Jochmann lembra que o insumo responde por 30% dos custos da empresa de transporte aéreo. "Aplicando este valor sobre 30%, o custo com combustível será de 28,5%, com a tecnologia implantada", acrescenta.
O executivo não quis comentar sobre a participação do custo do combustível no ano passado, em função dos altos preços do petróleo, que chegou no pico a US$ 147 o barril em julho do ano passado. Além disso, ele destacou que essa redução nos custos não implicará em alterações nas tarifas.
"A tarifa que oferecemos é sempre de mercado, ela não é construída baseada no custo operacional, e sim na oferta e demanda", diz. A instalação será realizada nas 37 aeronaves - Boeing 767-300 - do grupo, já incluindo as duas da Absa Cargo Airline.
A previsão é de que, quando os aviões da Absa pararem para manutenção no final do ano ou início de 2010, sejam implementadas as soluções. Os winglets além de permitir a redução de custos, também colaboram com o meio ambiente, uma vez que ao gastar menos combustível emite menor quantidade de gás carbônico (CO2).
Fonte: Jetsite
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