Mostrando postagens com marcador Militar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Militar. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Caças Fighting Falcons dos EUA na Base Aérea de Natal (CRUZEX)



Eram 13h35 quando o primeiro caça F-16 Fighting Falcon dos Estados Unidos pousou na Base Aérea de Natal (BANT) para a participação na CRUZEX Flight 2013.
Os seis aviões de combate são da Guarda Aérea Nacional do Distrito de Columbia, uma unidade responsável pela defesa da região da capital dos EUA, Washington.
"Esse exercício é o equivalente brasileiro da nossa Red Flag. O maior ganho é voar como parceiros em um ambiente que replica aquilo que nós fazemos pelo mundo", declarou o Coronel Gerald Colmer, que está a frente dos 150 militares americanos integrantes da CRUZEX, entre pilotos, mecânicos e pessoal de apoio. 
Além dos F-16, um avião-tanque KC-135 também participará desta edição, ficando sediado na Base Aérea do Recife.

Neste ano, além dos Estados Unidos, o Chile e a Venezuela também participarão com caças F-16.
Fonte: Cruzex.
Photo by: Força Aérea.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Bird strike com AMX em Santa Maria - RS



O texto abaixo e as fotografias foram obtidos de grupo de discussão da web. Nossa pesquisa identificou que o fato ocorreu no dia 22 de agosto na Base Aérea de Santa Maria (BASM). O piloto não foi identificado.

Publicamos o texto para que o leitor possa avaliar a perícia e habilidade do piloto em trazer o seu avião para o pouso e também minimizar os danos colaterais e à própria aeronave.

O Editor

Texto na íntegra como divulgado na web:

"Coloco aqui, para os interessados por aviação e demais simpatizantes, uma experiência que vivenciei ontem por volta do meio dia.

Estava voando de AMX em uma missão de treinamento de ataque. Voava rápido e baixo, próximo de uns 500KT de velocidade e 300FT de altura, simulando uma incursão abaixo do radar em território inimigo. Eu, como ala, e um amigo, como líder, ... ambos voando em formação linha de frente.

Em determinado momento da missão, tive que corrigir alguns dados de navegação nos computadores da aeronave e voltei minha atenção para dentro da cabine. Estou lá digitando quando, de repente, escuto um estrondo, sinto o avião tremer e uma série de luzes de alarme se acendem.

De imediato, subi e avisei o líder que algo estava errado. Logo imaginei que havia colidido com alguma coisa, mas solicitei que o líder se aproximasse e avaliasse a condição externa do meu avião. Feito isso, constatou que eu havia colidido com um pássaro.

Uma colisão com pássaro a quase 500KT é o mesmo que um impacto de um tiro de 38, mas com um projétil de uns 3kg ou mais. É uma porrada!!!! Dependendo de onde pegar, faz mais estrago que um impacto de um projétil de canhão 20 ou 30mm.

Bom, ... até esse momento de avaliação dos danos estava tudo controlado, mas os problemas estavam por vir.

O pássaro bateu no nariz do avião com uma trajetória longitudinal e acertou exatamente em um ponto que saiu cortando uma série de cabos e destruindo várias caixas de dijuntores do avião. Com isso perdi o sistema elétrico principal do AMX e uma série de instrumentos ligados a esse sistema (fly by wire, controle do leme, dois geradores, freios aerodinâmicos, flaps, hud, computadores de bordo, armamento,...). Só me sobrou uma bússola, um horizonte artificial, um indicador de velocidade analógico, compensadores de emergência e rádios de comunicação, sendo estes alimentados por uma bateria de emergência com duração de apenas 20min.

Além dos problemas ligados à instrumentação, uma outra discrepância, agora relacionada ao motor, me chamou a atenção. Um dos ponteiros de indicação de RPM do motor estava zerado, assim como uma outra indicação digital de parâmetros dele que havia apagado do painel. Nesta hora, comecei a raciocinar com um possível apagamento do motor, pois aquelas caixas de disjuntores, os pedaços de metal e de fuselagem que o pássaro arrancou poderiam ter sido aspirados pela turbina.

Então, resumindo, eu estava voando com um avião que era só lata e motor.

Embora tivesse, ainda, sistema hidráulico disponível para baixar o trem de pouso, não tinha o sistema elétrico principal para acionar as principais superfícies aerodinâmicas do avião (flaps e airbrakes), sem contar na perda do fly by wire que me neutralizou o leme de direção, superfície aerodinâmica que me seria muito útil no pouso. E tinha que conseguir pousar o mais depressa possível, pois havia a desconfiança de um estado de funcionamento anormal do motor.

O fato aconteceu perto de Santa Maria, umas 30NM, mas levou uma eternidade para chegar à pista da Base Aérea daquela localidade.




Quando cheguei na vertical de Santa Maria, lembrei que o avião estava muito pesado, pois havia mais de 2000kg de combustível interno (não alijável), e o normal para pousar é com os tanques com menos de 1500kg. Ou seja, mais uma questão preocupante, pois com todo aquele combustível e mais a indisponibilidade de baixar os flaps eu teria que fazer uma final para pouso com 200KT (140kt é o normal) de velocidade para conseguir manter o avião voando. E, obviamente, o pouso seria ainda mais crítico por estar muito embalado, quase no limite dos pneus.

Neste momento, já raciocinei que os 2700m da pista de Santa Maria poderiam não ser suficientes para parar o meu avião e, muito provavelmente, iria precisar engajar, no fim da pista, o cabo de contenção (comum nas bases de caça e iguais aos de porta aviões) e a barreira (uma espécie de rede que segura a aeronave).

Vim, então, para pouso, com o líder ao meu lado me passando informação de ângulo de rampa para pouso, informação que os meus sistemas de bordo não me davam mais. Quando próximo à cabeceira, o líder arremeteu e eu prossegui.

 

Toquei na pista e o avião quis subir, mas segurei-o no chão. Porém, quando pisei nos freios, o avião perdeu a reta para a direita e quase saiu da pista. Consegui mantê-lo na pista, mas estava muito na lateral. A partir daí tinha duas opções: ejetar ou tentar manter na reta até engajar o cabo e a barreira. Consegui manter a reta bem na lateral direita da pista, mas não queria pisar forte nos freios, pois estava tão na lateral que fiquei com receio de dar mais uma guinada e sair de vez da pista. Tentava de leve pisar no freio esquerdo somente para voltar ao centro da pista, mas não consegui resultado que queria. Assim, o avião manteve a reta, mas não conseguia diminuir a velocidade dele usando os freios das rodas.  Desta posição deslocada lateralmente comandei o hook (gancho de arrasto) e, por rádio, solicitei que acionassem a barreira.

Barreira de pé, gancho baixado, ... fim de pista ..., o gancho engatou no cabo e eu bati na barreira a uns 110kt. Desaceleração imediata!
 

Daí veio o desespero. Quando o avião parou, eu fui abrir o canopi, mas as fitas da barreira não deixavam abri-lo por inteiro. Eu, com medo de incêndio, querendo sair logo e não conseguia. Olhava para trás e os bombeiros ainda longe. Tirei uma faca que levo na bota e somente com o braço para fora da pequena abertura que consegui levantando o canopi, comecei a cortar as tiras da barreira. Logo chegaram os bombeiros e me ajudaram a cortá-las por completo e a sair da aeronave.

Foi isso. Olhem o estrago que uma porcaria de um pássaro faz!!!!

PS: Pousei com uma bomba BEX-11 debaixo da asa. Iria lançá-la no estande, mas ..."


Fonte: DefesaNet / IFR ONLINE.
Photo by: Site: DefesaNet.

domingo, 18 de março de 2012

Encontrado destroços do C-130J norueguês



Segundo as Forças Armadas da Noruega, a área da queda do avião de transporte C-130J-30 Hercules foi encontrado. 
A equipe ainda não foi localizada. A aeronave estava participando do exercício Cold Response e havia decolado de Evenes, no norte da Noruega, para Kiruna, no extremo norte da Suécia, quando perdeu contato por rádio com as autoridades às 10:43 hora de Brasília, a cerca de 80 km (50 milhas) a oeste de Kiruna, na Suécia. 
As equipes de busca estavam procurando a aeronave pela última posição registrada no radar, mas o mau tempo dificultou os esforços.
Uma operação de resgate está sendo conduzida pelos militares suecos com ajuda de helicópteros Bell 212 e Sea King da Força Aérea da Noruega. 
Além disso, as Forças Armadas da Noruega estão contribuindo com um grande número de soldados no terreno.
Após encontrar peças de aeronaves na geleira de Kebnekaise na noite de sexta-feira, e confirmando que eram peças dos destroços do C-130J, a operação de busca mudou de status para uma operação de resgate.


Fonte: Cavok Brasil.
Photo by: Cavok Brasil.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Acidente na Noruega



Uma aeronave de transporte C-130J Hercules da Real Força Aérea Norueguesa desapareceu enquanto sobrevoava as montanhas suecas. 

O avião estava participando do Exercício Cold Response, quando a aeronave militar perdeu contato por rádio com as autoridades às 10:43 horário de Brasília (15:43 hora local), a cerca de 80 km (50 milhas) a oeste de Kiruna, na Suécia. 



A aeronave C-130J-30 que supostamente caiu tinha a matrícula 10-5630 (c/n 5630), e estava a caminho de Evenes, no norte da Noruega, desaparecendo quando passava sobre Kiruna, no extremo norte da Suécia. 
Cinco militares noruegueses estavam a bordo – quatro homens e uma mulher – disseram os oficiais noruegueses.
Equipes de busca estão procurando a aeronave. Dois helicópteros dinamarqueses, dois helicópteros noruegueses e um avião de vigilância sueco estão realizando a busca desde ontem à noite, entre eles um helicóptero Sea King a partir de Bodo, e um P-3 Orion de Andoya.


Fonte: Cavok Brasil.
Photo by: Ministério de Defesa da Noruega.

Aeronaves militares dos EUA em Tucson serão vendidas como sucatas



Uma empresa norte americana foi contratada para realizar a venda através de leilão de diversas aeronaves militares que encontram-se no deserto de Tucson, Arizona, onde milhares de aeronaves retiradas de operação nos EUA aguardam um destino. Mas nesse caso, os aviões vendidos serão para sucata.
Através do contrato, a empresa oferece para venda aviões de combate e equipamento militar que estão localizados na Base Aérea de Davis Monthan, que serão vendidos pelo peso anunciado e não por período de tempo.
Dentre os tipos de aeronaves estão incluídas, mas não limitadas a essas, F-111 Aardvark, C-5 Galaxy, C-130 Hercules, F-15 Eagle, S-3 Viking, A-4 Skyhawk, F-14 Tomcat, H-53, F-4 Phantom e C-141 Starlifter, e algumas aeronaves podendo incluir motores, componentes de mísseis e iluminadores de alvos.
Mas não pode ser removida nenhuma peça dessas aeronaves, e após serem adquiridas, precisam ser desmilitarizadas e desmanchadas fora do local, mas numa empresa que esteja situada a menos de 50km do local.


Fonte: Cavok Brasil.
Photo by: Cavok Brasil.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Brasil vai doar aviões Bandeirantes a Cabo Verde



O ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim, manifestou ontem a intenção do seu governo de doar aviões Bandeirantes para auxiliar Cabo Verde no patrulhamento da sua zona marítima. Ele ressaltou, porém, que o processo de doação depende de aprovação do Congresso Nacional (Parlamento), além de preparação das aeronaves pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Para já, e a confirmar-se, este será um dos resultados da visita que o ministro cabo-verdiano da Defesa, Jorge Tolentino, está a efectuar neste momento ao Brasil. Hoje, sábado, a sua delegação visita a base do Exército no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.
Ontem, em Brasília, Tolentino e Amorim acertaram os aspectos da cooperação nas áreas da defesa e segurança entre Cabo Verde e o Brasil. Para Amorim, o Brasil pretende contribuir para o aumento da segurança na região do Atlântico onde Cabo Verde está situado, contribuindo com isso “para a paz e a segurança no Atlântico”.
Além da defesa dos domínios marítimos de Cabo Verde, Jorge Tolentino mostrou particular interesse na experiência brasileira nas áreas de segurança marítima e de busca e salvamento.
Acertado ficou também que o Brasil dará apoio técnico e científico a Cabo Verde para o levantamento da sua plataforma continental. De salientar que a Marinha brasileira já fez levantamento semelhante da plataforma da Namíbia e está a trabalhar no mesmo sentido com Angola, informou a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa.


Fonte: Cavok Brasil
Photo by: Fernando Valduga.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Air Mule



Pode ser bem feio, mas este protótipo é bem bacana, sobretudo por sua tecnologia e pela capacidade de fazer o que promete. Trata-se da proposta para veículo aéreo polivalente, conhecido como Air Mule, apresentado pela empresa israelense Urban Aeronautics.





Em silêncio, e pouco a pouco, várias companhias de todo o planeta estão dando passos para que a ficção se converta em realidade. Esta é a proposta do AirMule, um veículo autônomo, controlável a distância, parente de outros UAV mas com características singulares e que está sendo testado atualmente em Israel.





O Air Mule foi desenvolvido para transportar cargas de todo tipo, inclusive como ambulância urbana ou destinado ao campo de batalha. É capaz de permanecer estático no ar e conta com capacidades VTOL, isto é, decolagem e aterrissagem verticais.





Pode transportar quase 300 quilos de carga e, com um único propulsor Turbomeca Arriel-1, pode deslocar-se agilmente entre edifícios, montanhas ou qualquer obstáculo imaginável. Seu sistema de navegação inercial conta com dispositivos GPS auxilares redundantes que garantem sua direção em áreas especialmente complicadas.

Gostou? Acesse AQUI para mais informações.

Fonte: mdig.com.br
Photo by: Urban Aeronautics.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Novo avião da Sukhoi inicia testes de taxi



A Sukhoi iniciou os testes de taxi com o protótipo de seu mais novo avião, o caça de quinta geração conhecido como PAK-FA ou T-50, informou a Aviation Week.

Os testes foram conduzidos nas instalações da Sukhoi’s Komsomol-on-Amur (KnAAPO), onde os protótipos estão sendo fabricados, e visam preparar o avião para o primeiro voo, a ser realizado em Janeiro.



 

Ainda não foram divulgadas imagens do PAK-FA, o que deverá ocorrer após o voo inaugural devido ao projeto ainda ser considerado sigiloso.


Fonte: Portal CR.
Photo by: Google Image/imageshack.us

sábado, 19 de dezembro de 2009

Blue Angels anuncia calendário 2010 e 2011



O Esquadrão de Demonstração de Voo da U.S. Navy, os Blue Angels, anunciou seus calendários de shows para as temporadas de 2010 e 2011 durante a anual convenção do Conselho Internacional de Shows Aéreos realizada em Las Vegas. 

Os Blue Angels estão programados para efetuar 67 apresentações em 35 locais através dos Estados Unidos a partir de 2010 até o final de 2011.

Os Blue Angels adotaram um programa de cronograma de dois anos para permitir que os locais das apresentações tenham mais tempo para se planejar, divulgar e levantar os investimentos necessários.

O calendário 2010-2011 das apresentações é o seguinte:


2010:

Março
13 NAF El Centro, CA
20-21 MacDill AFB, FL
28 NAS Kingsville, TX

Abril
10-11 NAS Key West, FL
17 Charleston AFB, SC
24-25 Vidalia, GA

Maio
1-2 St. Joseph, MO
8-9 Tuscaloosa, AL
15-16 Andrews AFB, MD
22-23 MCAS Cherry Point, NC
26 USNA, Annapolis, MD
28 USNA, Annapolis, MD (sobrevoo)
29-30 Jones Beach, NY

Junho
5-6 Eau Claire, WI
12-13 Milwaukee, WI
19-20 Cape Girardeau, MO
26-27 St. Cloud, MN

Julho
3-4 Traverse City, MI
10 Pensacola Beach, FL
17-18 Dayton, OH
25 Idaho Falls, ID
31 Anchorage, AK

Agosto
1 Anchorage, AK
7-8 Seattle, WA
14-15 Chicago, IL
28-29 Portsmouth, NH

Setembro
4-6 Cleveland, OH
11-12 Scott AFB, IL
18-19 NAS Oceana, VA
25-26 MCAS Kaneohe Bay, HI

Outubro
1-3 MCAS Miramar, CA
9-10 San Francisco, CA
16-17 Dobbins AFB, GA
23-24 NAS Jacksonville, FL
30-31 Ft. Worth Alliance, TX

Novembro
6-7 Homestead ARB, FL
12-13 NAS Pensacola, FL


2011:

Março
12 NAF El Centro, CA
19-20 Keesler AFB, MS
26-27 NAS Meridian, MS

Abril
2-3 Sun-N-Fun, Lakeland, FL
9-10 NAS Corpus Christi, TX
16-17 Fort Worth JRB, TX
30 MCAS Beaufort, SC

Maio
1 MCAS Beaufort, SC
3-4 NAS Pensacola, FL
7-8 NAS New Orleans, LA
8 Flight Academy (sobrevoo), Pensacola, FL
14-15 La Crosse, WI
21-22 Andrews AFB, MD (show de reunião)
25 & 27 USNA apresentação e sobrevoo da graduação
28-29 Millville, NJ

Junho
4-5 Rockford, IL
12 Evansville, IN
18-19 Davenport, IA
25-26 North Kingston, RI

Julho
2-3 Muskegon, MI
9 Pensacola Beach, FL
16-17 Rochester, NY
23-24 Ypsilanti, MI
30-31 Kalispell, MT

Agosto
6-7 Seattle, WA
13-14 Fargo, ND
27-28 Brunswick, ME

Setembro
3-5 NAS Patuxent River, MD
10-11 Lincoln, NE
17-18 Millington, TN
24-25 NAS Oceana, VA

Outubro
1-2 MCAS Miramar, CA
8-9 San Francisco, CA
15-16 NAS Lemoore, CA
23 El Paso, TX
29-30 San Antonio, TX

Novembro
5-6 NAS Jacksonville, FL
11-12 NAS Pensacola, FL


Fonte: Cavok.
Photo by: Fernando "Valduga".

Avião de Obama enfrenta tempestade de neve ao pousar nos EUA



 O avião Air Force One, com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pousou sob intensa tempestade de neve na Base Aérea de Andrews, em Maryland, ao voltar de Copenhague. 

Não há registro de qualquer incidente.


Fonte: Intelog.
Photo by: Alex Brandon/AP Photo.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

757 da Nova Zelândia pousa pela primeira vez no gelo Antártico


Um Boeing 757 da Força Aérea Real da Nova Zelândia (RNZAF) pousou pela primeira vez em McMurdo Sound, na Antártida, sendo também a primeira vez que um jato da força aérea do país pousa no gelo.

Até hoje a RNZAF havia usado as aeronaves turbohélices C-130 Hercules.

O uso do Boeing 757 poderia aumentar significativamente a capacidade de transporte de carga e passageiros para Base Scott, na região Antártica.

A força aérea disse que o Boeing 757-200 do Esquadrão nº 40 reequipado decolou de Christchurch na quarta-feira, dia 16, às 11:30 horário local, e pousou na Estação McMurdo um pouco antes das 16:00, no horário da Nova Zelândia.

Após reabastecer na pista gelada do Aeródromo de Pegasus, na Estação McMurdo, a aeronave retornou para Christchurch pousando perto de meia-noite.

O Comandante da Missão, Líder do Esquadrão Richard Beaton, disse que com os trabalhos realizados, puderam demonstrar que a operação é viável e que podem operar normalmente com esse tipo de aeronave na região.

“Houveram vários planejamentos envolvendo assuntos operacionais, técnicos e logísticos antes do voo para a região gelada ser realizada.” O Air Commodore Steve Moore disse que a modernização do sistema de navegação, como parte de uma recenete melhoria feita pela Boeing, removeu muitas das limitações da aeronave para operar nas altas altitudes de McMurdo.

“O objetivo do voo foi de observar a adequação do Boeing 757 para transportar passageiros para McMurdo, e a avaliabilidade da operação das operações de solo na recepção desses pasageiros, além de testar a operação dos equipamentos de solo e apoio de equipamentos de manutenção requeridos caso ocorra alguma solicitação para tal,” disse o Air Commodore Moore.

Atualmente, a Força de Defesa da Nova Zelândia opera cerca de 12 voos com aeronaves C-130 Hercules para Estação McMurdo por ano, durante o verão Antártico, que compreeende os meses entre outubro e abril.

“Dependendo dos resultados com os voos de avaliações, pode ser que o Boeing 757 seja mais eficiente e efetivo meio de transporte de passageiros do que o C-130 Hercules ou o C-17 da USAF, permitindo que essas últimas aeronaves possam ser utilizadas para transporte de cargas. O próximo estágio será analisar os resultados desses voos, para então se positivos começar as operações imediatamente,” disse o Air Commodore Moore.

Tradução: Cavok.
Fonte: Cavok.
Photo by: Cavok.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Passageiro de um avião comercial filma lançamento de foguete chinês


Um dos passageiros de um voo comercial na China filmou o momento que um foguete chinês era lançado. Acho que os chineses não entendem muito a palavra perímetro, ou se entendem acham que as aeronaves voando no espaço aéreo onde será feito o lançamento não vão atrapalhar em nada e nem afetar a segurança.


Nos EUA, sempre que um foguete ou uma Space Shuttle é lançada, a Força Aérea do EUA cria um perímetro proibindo os voos comerciais ao redor da área de lançamento. A NASA delimita uma área de 25 km de raio do local do lançamento.

E para garantir a segurança não se preocupem que mandam alguns caças para proteger o espaço aéreo. As vezes uns F-15, outras vezes F-16 e até o F-22 já foi utilizado nessa missão.

Fonte: cavok.com.br via Gizmodo – Texto: Cavok
Photo by: cavok.com.br

Avião com toneladas de armamentos é retido

http://oglobo.globo.com/fotos/2009/12/12/12_MHB_aviao.jpg

Um avião de carga e seus 5 tripulantes foram detidos neste sábado na capital tailandesa. Segundo fontes oficiais tailandesas o avião, de origem supostamente norte-coreana e que está sob custódia das forças de segurança tailandesas, levava dezenas de toneladas de equipamentos de guerra.

Porta-voz da Força Aérea Capitão Montol Sutchukorn disse que o avião de carga fretado estaria vindo da capital norte-coreana Pyongyang e solicitou pouso no aeroporto doméstico de Dong Muang em Bangcoc para reabastecer.

O porta-voz do governo Panitan Wattanavagorn confirmou a apreensão do avião e as prisões, informando que a carga incluía 'mísseis, explosivos e bazucas'. Sem dar mais detalhes, o oficial informou que o material estava sendo transferido para uma instalação militar tailandesa:



http://oglobo.globo.com/fotos/2009/12/12/12_MHB_aviao2.jpg

Detivemos cinco tripulantes, mas não podemos confirmar para onde o avião estava indo. Inicialmente, podemos dizer que o avião ia do norte da Ásia para o sul da Ásia - disse Wattanavagorn.

Há informações não oficiais de que o avião, um Ilyushin 76 do Cazaquistão, viajava da Coreia do Norte ao Sri Lanka quando pediu permissão para pousar em Bangcoc, inicialmente no aeroporto principal de Suvarnabhumi, mas que teria sido direcionado para o aeroporto secundário, Don Muang. A fiscalização teria encontrado mais de 35 toneladas de armas a bordo, tendo detido quatro cidadãos do Cazaquistão e um de Belarus.

A televisão tailandesa TPBS mostrou imagens dos cinco homens detidos e de caminhões carregados com o armamento sendo levado do aeroporto para uma base militar na província de Nakhon Sawan. O carregamento estava estimado em cerca de 35 toneladas incluindo lançador de granadas.

Fonte: lucastaua.blogspot.com
Photo by: Globo.com

sábado, 12 de dezembro de 2009

5º Esquadrão de Transporte recebe Prêmio Internacional


O Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA) recebeu o Prêmio Segurança de Voo (Seguridad de Vuelo) ofertado, anualmente, a uma unidade aérea integrada ao Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA).

Sediado na Base Aérea de Canoas (RS), o Esquadrão Pégaso está subordinado diretamente ao Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) e realiza missões de transporte, principalmente, na Região Sul do Brasil. A condecoração foi entregue no mês passado.


A unidade aérea foi indicada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), após anaálise técnica em que são utilizados critérios objetivos e subjetivos, tais como a quantidade de acidentes e incidentes graves sofridos, relatórios de prevenção analisados e solucionados, atividades promocionais e educativas, análise do relatório semestral de atividades do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) e consultas aos oficiais do CENIPA/SERIPA e elos dos Comandos Gerais e departamentos, levando-se também em conta o tipo de operação e seus respectivos níveis de risco.

Estiveram presentes à cerimônia o Major-Brigadeiro-do-Ar Nivaldo Luiz Rossato, Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional, Coronel Aviador Luiz Alberto Pereira Bianchi, Comandante da Base Aérea de Canoas, Tenente-Coronel Aviador Airton Miguel Yasbeck Junior, Comandante do 5° ETA, dentre outras autoridades.

Fonte: 5º ETA.
Photo by: Google Image.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A400M vira problema para Airbus


Problemas políticos e financeiros podem impedir o voo do modelo pan-europeu na próxima semana

A Airbus quer tirar do chão pela primeira vez seu problemático avião de transporte militar A400M já na semana que vem, mas problemas políticos e financeiros podem impedir o voo do avião pan-europeu.

O A400M é um dos projetos de defesa mais ambiciosos da Europa. A controladora da Airbus, a European Aeronautics Defence & Space Co., fechou acordo com mais sete países da Organização do Tratado do Atlântico Norte para construir 180 aviões por 20 bilhões de euros (US$ 30 bilhões).

Ambos os lados comemoraram o acordo como um modelo de integração europeia e prova da expertise do continente no concorrido setor aeroespacial. A EADS prometeu entregar o primeiro A400M este ano e absorver qualquer estouro do orçamento.


Mas quando os atrasos se multiplicaram nos últimos anos a EADS tentou renegociar o contrato. O programa já passou uns três anos do cronograma. O diretor-presidente da EADS, Louis Gallois, já disse que a empresa vai perder pelo menos 2,4 bilhões com o acordo, e que esse valor pode subir ainda mais.

Autoridades de defesa congelaram o contrato este ano e prometeram fechar um novo acordo até o fim do ano. O tempo está se esgotando, dizem ambos os lados, porque é preciso se preparar para o futuro com o sem o A400M.

Autoridades de defesa de seis governos europeus e da Turquia planejam se reunir hoje em Berlim para determinam um posicionamento conjunto para as negociações com a EADS. Elas têm que decidir se ainda querem que a EADS construa o avião, com quanto do estouro do orçamento vão arcar e qual será o o novo cronograma de entrega dos aviões se aceitarem manter o projeto.

A agência pan-europeia de compras de material de defesa, a Occar, contratou a PriceWaterhouseCoopers para auditar o programa e permitir que as autoridades compreendam melhor os custos e a situação do programa.

Fonte: Webtranspo.
Photo by: flightglobal.com.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

F-15J perde parte de estabilizador horizontal durante show aéreo



Um caça F-15J da Air Self-Defense Force (ASDF) do Japão perdeu um pedaço frontal do estabilizador horizontal durante show aéreo no domingo (29.11).

O fragmento de 2,4m aparece no vídeo acima se desprendendo do avião. Na foto abaixo, o estabilizador do caça depois do acidente.


A ASDF começou uma inspeção imediata na sua frota de 202 caças F-15, que estarão “groundeados” até que a verificação se complete.

A inspeção pré-voo foi realizada normalmente e não revelou problemas e a ASDF continua investigando.


Fonte: IFR Online.
Photo by: IFR Online.

domingo, 29 de novembro de 2009

Por dentro do Air Force One




















Algumas informações sobre o avião:

- 2 cozinhas equipadas com capacidade para alimentar 100 pessoas e capacidade para 2 mil refeições;

- Sala médica com capacidade para pequenas cirurgias;

- Sala de ginástica, suíte e escritórios;

- Possui 85 telefones de bordo, rádios bidirecionais, internet e aparelhos de fax;

- Possibilidade de abastecimento em pleno ar, em caso de emergência.

Fonte: insoonia.com
Photo by: Pete Souza.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Aerosur: Coisas que só acontecem na Bolívia


A Aerosur informa que não realizará vôos no dia 06 de dezembro de 2009, dia de eleições na Bolívia.

Ela alega que estão proibidos os vôos por determinação do Governo Boliviano.


Fonte: Aquela Passagem.

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página