Já está em uso a nova RVSM (Reduced Vertical Separation Mininum) a distância mínima regulamentar de separação entre o nível de vôo de aeronaves comerciais na mesma rota.
A nova tabela, aplicada desde setembro passado pela ICAO nos vôos sobre a África e o Oceano Índico, determina agora que aeronaves voem a alturas separadas de pelo menos 1000 pés (cerca de 330 metros) em vez dos 2000 pés antes exigidos.
A determinação está válida nos níveis de altitude entre FL290 e FL410 mas segundo a ICAO será depois estendida a outros níveis. A decisão foi tomada para permitir mais facilidade num céu cada vez mais saturado de aeronaves, hoje quando os modernos meios de navegação permitem assegurar que as aeronaves voem com segurança nas altitudes devidas.
Estudos mostram que a decisão vai permitir diminuir o gasto de combustível reduzindo por ano as emissões de 250 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.
A nova tabela, aplicada desde setembro passado pela ICAO nos vôos sobre a África e o Oceano Índico, determina agora que aeronaves voem a alturas separadas de pelo menos 1000 pés (cerca de 330 metros) em vez dos 2000 pés antes exigidos.
A determinação está válida nos níveis de altitude entre FL290 e FL410 mas segundo a ICAO será depois estendida a outros níveis. A decisão foi tomada para permitir mais facilidade num céu cada vez mais saturado de aeronaves, hoje quando os modernos meios de navegação permitem assegurar que as aeronaves voem com segurança nas altitudes devidas.
Estudos mostram que a decisão vai permitir diminuir o gasto de combustível reduzindo por ano as emissões de 250 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.
Fonte: Aerobusiness.
Nenhum comentário:
Postar um comentário