quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Homologação de biocombustível de aviação deve sair em cinco anos, diz pesquisador


A homologação do biocombustível para aviação deve sair em cerca de cinco anos. A estimativa é do pesquisador e presidente da Tecnobio, Expedito Parente, qua participou do seminário "Biocombustíveis, Energia do Século XXI", promovido pela Infoglobo no Hotel Copacabana Palace.

Parente, que é o inventor dos processos de elaboração do biodiesel e do bioquerosene de aviação no Brasil, contou que o biocombustível foi criado na década de 70 e que o primeiro vôo com o biocombustível ocorreu em 1984, com uma aeronave da Embraer, de São José dos Campos até Brasília.

Para a utilização comercial do biocombustível é necessário essa homologação e as normatizações técnicas ainda, afirmou Parente. Segundo ele, a homologação é feita entre todos os agentes do setor aéreo, como fabricantes de turbinas, monatadoras de aviões e agências reguladoras.

Parente avalia que é normal que essa homologação demore tantos anos a sair porque o combustível tem que ser muito testado para a utilização na aviação. O combustível de aviação é um dos custos operacionais mais pesados das companhias aéreas comerciais.

No último painel do seminário, Parente disse ainda que se deveriam incluir nos cálculos de custos dos investimentos em biocombustíveis os benefícios sociais e ambientais desses combustíveis.

Este é o momento da mudança da era do petróleo para a era da energia solar, das pesquisas de cultivos e fontes alternativas de energia. Dos 500 milhões de miseráveis do mundo, 8% estão no Brasil.

Antes de pensarmos no custo da pesquisa tecnológica (para os biocombustíveis), temos que pensar no custo de não produzirmos combustíveis alternativos.

Todos os programas nesse campo têm que computar os efeitos climáticos e sociais que eles vão gerar, afirmou Parente.

Fonte: Contatoradar.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página