A US Airways fechou acordo com a Airbus que levará ao adiamento da entrega de 22 aeronaves A350 XWB que comprou da fabricante européia. Os aviões, que seriam enviados a partir de 2014, agora só começarão a chegar de 2015 em diante. A preços de tabela, esses aviões podem ter valor total de até US$ 5,34 bilhões.
Em troca do adiamento, a Airbus irá emprestar US$ 200 milhões à US Airways, que vem buscando empréstimos com vários fornecedores e parceiros para financiar suas próprias operações. No total, a companhia tem meta de levantar US$ 1 bilhão em financiamentos para operar, como se comprometeu com seus parceiros estratégicos.
Os recursos serão usados para antecipar o pagamento de parcelas de suas dívidas e melhorar sua posição de caixa, importante para a empresa que registrou prejuízo de US$ 688 milhões no terceiro trimestre deste ano - contra lucro líquido de US$ 202 milhões no mesmo intervalo de 2007.
Esse acordo, que levará ao adiamento nas entregas dos A350 XWB, faz parte de um arranjo mais abrangente, que inclui também os contratos de compra de aviões das famílias A320 e A330 da Airbus.
Além do entendimento com a fabricante européia, a empresa comunicou acordos de US$ 270 milhões com uma fornecedora de peças de reposição e de US$ 85 milhões com uma fabricante de motores a jato. Os nomes das empresas que ofereceram os empréstimos à US Airways não foi divulgado por serem protegidos pelas regras de sigilo corporativo.
As informações constam de um documento da US Airways enviado à comissão de valores mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês), detalhando seus resultados no terceiro trimestre.
Em troca do adiamento, a Airbus irá emprestar US$ 200 milhões à US Airways, que vem buscando empréstimos com vários fornecedores e parceiros para financiar suas próprias operações. No total, a companhia tem meta de levantar US$ 1 bilhão em financiamentos para operar, como se comprometeu com seus parceiros estratégicos.
Os recursos serão usados para antecipar o pagamento de parcelas de suas dívidas e melhorar sua posição de caixa, importante para a empresa que registrou prejuízo de US$ 688 milhões no terceiro trimestre deste ano - contra lucro líquido de US$ 202 milhões no mesmo intervalo de 2007.
Esse acordo, que levará ao adiamento nas entregas dos A350 XWB, faz parte de um arranjo mais abrangente, que inclui também os contratos de compra de aviões das famílias A320 e A330 da Airbus.
Além do entendimento com a fabricante européia, a empresa comunicou acordos de US$ 270 milhões com uma fornecedora de peças de reposição e de US$ 85 milhões com uma fabricante de motores a jato. Os nomes das empresas que ofereceram os empréstimos à US Airways não foi divulgado por serem protegidos pelas regras de sigilo corporativo.
As informações constam de um documento da US Airways enviado à comissão de valores mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês), detalhando seus resultados no terceiro trimestre.
Fonte: O Globo
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