terça-feira, 11 de setembro de 2012

Comissários e sua histórias interessantes


Quem não tem uma história de avião para contar? 


Se você voa com frequência, mas não tem nada para contar, talvez você tenha dormido o voo todo.



O comissário de bordo que decidiu fazer um rap com a demonstração de segurança



Antes de decolar, os comissários de voo são obrigados a dar a mesma demonstração de segurança (os procedimentos de segurança em caso de emergência) do avião, o que pode ser irritante se você é uma pessoa que voa com frequência. 
Se não voa com frequência é bom prestar bastante atenção e não ficar que nem besta dando uma de veterano lendo jornais, pois poderá salvar a sua vida.
No quinto voo do dia, um comissário de voo cansado de sua própria demonstração de segurança resolveu fazer um rap com as informações, enquanto os passageiros forneciam a batida para a canção.



A companhia aérea que contratou o primeiro comissário transexual



Em fevereiro de 2011, a companhia aérea tailandesa PC Air começou a recrutar mulheres transexuais como assistentes de voo, tornando-se a primeira companhia aérea baseada na Tailândia a fazê-lo.
A companhia recebeu mais de 100 pedidos de emprego de transexuais, dos quais contratou quatro para se juntar a sua equipe. 
As qualificações para os atendentes transexuais eram as mesmas que para as mulheres, que deveriam andar e falar de forma feminina.
De acordo com o anúncio de emprego da PC Air para os membros da tripulação, todos os candidatos precisam ser de nacionalidade tailandesa, ter um grau de Bacharel, ser capaz de nadar e ter excelentes habilidades de comunicação em inglês e tailandês.

O homem que pediu sua namorada comissária de voo em casamento durante um voo



João Vieira queria pedir a sua namorada, a comissária portuguesa Vera Silva, em casamento de uma forma memorável. 
Assim, ele reservou um assento no voo em que ela estava trabalhando.
Com a ajuda do piloto e da tripulação de voo, ele conseguiu utilizar o microfone do avião para pedi-la em casamento. 
Depois de um momento, ela pegou um outro microfone e respondeu que sim.


As comissárias de voo que fazem uma versão mixada de Kate Perry e Lady Gaga na demonstração de segurança

Os comissários de bordo da companhia aérea Cebu Pacific Airlines remixaram Katy Perry e Lady Gaga em uma apresentação única das características de segurança de sua aeronave.
Candice Iyog, vice-presidente de marketing da Cebu Pacific Airlines, disse que a empresa sempre foi conhecida como uma companhia aérea divertida, e que eles queriam passar a mensagem aos seus clientes de que a segurança de um voo não tem que ser chata. 
“Esta foi uma experiência que esperamos repetir e também uma chance de mostrar o talento de alguns dos nossos funcionários”, disse.



Richard Branson se veste de comissária depois de perder uma aposta



Richard Branson teve que colocar uma roupa sexy da companhia AirAsia, um uniforme feminino de comissária de bordo, no dia 1 de maio de 2011 em um voo de 13 horas de Londres a Kuala Lumpur depois de perder uma aposta com o dono da AirAsia, Tony Fernandes.
Os dois haviam apostado qual equipe da Fórmula 1 Grand Prix acabaria em primeiro lugar no ranking em 2010, o Virgin Racing de Branson, ou Team Lotus de Fernandes. 
Quem perdesse teria que servir como uma comissária de bordo na companhia aérea do outro.
Branson também deveria raspar as pernas, pois a companhia de Fernandes não permite “aeromoças peludas”, mas foi autorizado a manter sua barba. Ele teve que servir refeições e bebidas para Tony Fernandes e 250 outros passageiros.


O comissário que enfiou um bebê de 17 meses no compartimento de bagagem



A companhia aérea Virgin Blue demitiu um comissário de bordo e ofereceu voos grátis a uma mãe furiosa depois que sua criança foi colocada em um daqueles armários de compartimento de bagagem acima dos assentos.
Natalie Williamson afirma que ela, seu filho Riley de 17 meses de idade, e seu ex-marido estavam em um voo de Fiji para Sydney, quando o comissário pegou Riley, colocou-o no armário e fechou a trava.
A companhia Virgin admitiu que o incidente ocorreu, mas afirma que o marido de Williamson estava em um jogo de esconde-esconde com Riley envolvendo o compartimento de bagagem, quando o comissário se juntou. É mole?


O comissário que se demitiu no meio de um voo e usou a saída de emergência para sair do avião

Em agosto de 2010, Steven Slater, um comissário de bordo da companhia aérea JetBlue, entrou numa discussão com um passageiro durante o embarque em um aeroporto de Pittsburgh, EUA.
Cansado de seu trabalho, ele se demitiu, e usou a saída de emergência (um escorregador) para deixar o avião.
De acordo com testemunhas, ele pegou o interfone e disse: “Para o passageiro que me chamou de f**** da p***, f***-se você. Eu estou nesse trabalho há 20 anos. Cansei. É isso”.
Slater então ativou a saída de emergência e deslizou pelo escorregador inflável para o asfalto. 
Ainda embarcou em um trem para o terminal, tirando e jogando fora sua gravata, para o espanto de espectadores confusos. 
Slater foi posteriormente preso e acusado de negligência e conduta criminosa.



O comissário que tem uma coleção de 1.760 colheres de 447 companhias aéreas



Dieter Kapsch coleciona colheres. O comissário acumulou sua coleção incomum a partir de 447 companhias aéreas. 
Explicando como seu hobby incomum começou, ele disse que a primeira colher que guardou o lembrava de um bom feriado.
Uma de suas mais antigas colheres é da Imperial Airways, uma companhia britânica que existiu de 1924 a 1939. 
Dieter também tem uma colher da China Clipper, dos anos 1930. 
“Meus amigos amam minha coleção e são muito solidários, sempre me dão colheres”, disse o austríaco de 38 anos de idade.


A comissária de voo mais velha do mundo que se aposentou após 60 anos de serviço

Em 2007, Iris Peterson, a primeira comissária de bordo da United Airlines, se aposentou após 60 anos de serviço. 
Iris começou sua carreira em 1946, quando as restrições de trabalho incluíam idade, etnia, gênero e peso.
Ela e seus colegas ajudaram a acabar com essas práticas discriminatórias, promovendo os direitos das mulheres e erradicando a discriminação de gênero. 
Iris esteve em várias posições de liderança, e muitas vezes representou seus colegas em queixas, questões de segurança, etc.
Em 1953, ela foi a primeira lobista oficial para Air Line Stewards e Stewardesses Association. 
Em 1968, mesmo ano em que as aeromoças ganharam o direito de continuar no trabalho se fossem casadas, Iris participou de planos de segurança para o primeiro avião jumbo.
Ela trabalhou com engenheiros de aeronaves e foi fundamental na conquista da aceitação de 17 itens de segurança, incluindo o alarme de evacuação, que é agora padrão em todo o mundo.


A aeromoça que sobreviveu a uma queda 10.160 metros



Vesna Vulovic era uma das comissárias de bordo da companhia Jugoslava Airlines num voo de Estocolmo para Belgrado. 
Uma suposta bomba, plantada no compartimento de bagagem na frente do avião, explodiu a bordo quando a aeronave estava a 10.160 metros do chão.
O avião acabou caindo em uma camada de neve que cobria montanhas. Vesna foi a única sobrevivente entre os 28 passageiros e tripulantes. 
Ela foi encontrada no meio dos detroços da cauda da  fuselagem por Bruno Henke.
Vesna sofreu um traumatismo craniano e ficou em coma por 27 dias. Quebrou as duas pernas, três vértebras (uma esmagada completamente) que lhe deixaram temporariamente paralisada da cintura para baixo.  
Sua recuperação levou 17 meses e diversas cirurgias. Ela continuou a voar com Jugoslava Airlines por 20 anos.
Vesna detém o recorde mundial, de acordo com o Livro dos Recordes Guinness, por sobreviver a mais alta queda sem paraquedas: 10.160 metros.
Obs.: Nunca foi provado que o avião foi destruído por uma bomba. Em janeiro de 2009, foi proposta uma teoria da conspiração de que o avião foi atingido por acidente pela Força Aérea da Tchecoslováquia.

Após 63 anos de carreira, comissário de bordo americano pensa em se aposentar




À medida que os passageiros embarcavam no voo 618 da United Airlines com destino ao Havaí, eles passavam por um comissário de bordo de cabelos grisalhos que usava óculos e os cumprimentava dizendo: "Aloha, sejam bem-vindos a bordo".

A maioria dos passageiros parecia mais interessada em achar seus respectivos assentos do que em prestar atenção na tripulação, mas o comissário de bordo Ron Akana se destacava - e não apenas por causa das 11 condecorações pregadas na lapela de seu uniforme. A primeira foi para comemorar o seu aniversário de 10 anos como comissário de bordo e as outras para cada cinco anos extras de voo.

Akana trabalhou como comissário de bordo durante 63 anos, chegando a atingir cerca de 20 milhões de milhas aéreas ao longo do caminho, o equivalente a rodar o mundo cerca de 800 vezes ou de voar até a lua e voltar cerca de 40 vezes. Embora ninguém se preocupe muito em registrar o tempo de carreira de seus funcionários nas companhias aéreas, ele é considerado um dos comissários de bordos mais antigos dos Estados Unidos.

"As pessoas vivem me dizendo que eu deveria me inscrever no Livro dos Recordes", disse. "Vou deixar que outra pessoa conquiste o título."

Akana, 83, já viu muita coisa ao longo de sua carreira. Antigamente, quando começou a voar, ele presenciou passageiros que se vestiam impecavelmente e que se reuniam no bar do avião para comer salada de frutos do mar. Mas ele também representa uma profissão cujo glamour tem desaparecido com o passar do tempo e se tornado nada mais do que um trabalho árduo e de longas horas.

Mais de 40% dos cerca de 110 mil comissários de bordo dos Estados Unidos tem 50 anos ou mais, segundo uma análise de dados do censo feita em 2010 por Rogelio Saenz, um sociólogo da Universidade do Texas que estudou as mudanças demográficas dos comissários de bordo. Menos de 18% tem 34 anos de idade ou menos.

Akana não é o comissário de bordo mais velho dos Estados Unidos. Esse título na verdade pertence a Robert Reardon, 87, da Delta Airlines. Ele iniciou a sua carreira em 1951, dois anos depois que Akana começou a voar, sendo um dos primeiros homens "comissários" contratados pela United Airlines em 1949 para voar entre o continente e o Havaí.

Akana ficou com o 1º lugar na United Airlines nos últimos cinco anos, desde que Iris Peterson se aposentou aos 85 anos, após 60 anos de serviço.

Embora muitos de seus colegas ainda estejam trabalhando porque precisam, Akana disse que não trabalha apenas pelo salário. Logo após ter completado 70 anos, Akana estava entre os comissários de bordo mais bem pagos da companhia, ganhando US$ 106 mil por ano - incluindo salário, pensão e previdência social.

Como o primeiro na lista da recém-integrada United-Continental, Akana sempre recebe a escala que quer. Ultimamente isso tem significado viagens de apenas três dias por mês saindo de Denver para Maui ou Kauai. Ele passa uma noite na ilha, tentando marcar almoços com velhos amigos ou uma partida de golfe se der tempo, antes de ter de voltar para sua casa em Boulder, Colorado.

Ao longo dos anos, Akana levou sua mulher e os dois filhos para viajar ao redor do mundo, inclusive para passar férias na Austrália, Nova Zelândia, Europa e Hong Kong, além de passeios de fim de semana para Chicago para que as crianças tivessem a oportunidade de experimentar a pizza local.

Akana tinha apenas 21 anos quando preencheu sua inscrição para a vaga, em 1949 - junto com outros 400 indivíduos –, para ser um dos oito comissários que ocupariam as vagas para as ilhas havaianas.

"Para um garoto havaiano, a ideia de conhecer o continente americano era algo emocionante", disse Akana, que nasceu e foi criado em Honolulu. "Olhei em volta e pensei: 'nunca vou conseguir esse emprego'. Havia outros 400 caras junto comigo, sendo que a metade deles estava vestindo terno. Eu vestia uma camisa havaiana, pois era a única que tinha".

Bill Clinton, Bing Crosby, Sammy Davis Jr. e Red Skelton estiveram entre os passageiros notáveis que Akana teve a honra de servir.

Os passageiros costumavam se vestir bem para voar. "Todos os homens usavam terno e gravata. E as mulheres sempre vestiam as últimas tendências da moda", Akana lembrou. "Ninguém sequer sonhava em andar de chinelos pelo avião."

Mas nem tudo era uma maravilha, é claro. Naquela época, recorda Akana, a cabine ficava repleta de fumaça de cigarro à medida que os passageiros os acendiam após a decolagem. Entre os voos o avião era pulverizado com pesticidas, mesmo enquanto os comissários de bordo ainda estavam na aeronave. Ele viveu por décadas de desregulamentação da indústria e de uma economia turbulenta, que incluíram empresas indo à falência e cortes que acabaram com a maioria dos serviços nos voos.

E como consequência disso tudo, segundo ele, seu trabalho mudou fundamentalmente e a atenção ao serviço já não é tão significativa quanto era quando ele. "Hoje focamos mais nos procedimentos de segurança", disse ele.

Apesar de tudo, Akana manteve-se um homem leal à empresa, embora comece a pensar na aposentadoria. Depois de tantos anos de voo, ele e sua mulher querem viajar pelo país de trailer ou até mesmo fazer um cruzeiro.



Fonte: http://planetanareal.blog.terra.com.br / You Tube / MSN Vídeos.
Photo by: www.midianews.com.br / http://planetanareal.blog.terra.com.br

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