Durante a década de 1970, o foco da aviação passou de vôo de alta velocidade e alta altitude para a melhoria gradual na tecnologia e na eficiência das aeronaves.
Um exemplo desta tendência ocorreu na pesquisa de voo winglet efetuada em um KC-135 durante 1979 e 1980.
Richard Whitcomb, no Centro de Pesquisa Langley tinha originado a ideia de acrescentar pequenas aletas verticais com dicas de uma aeronave de asa.
Seus testes de túnel de vento indicaram que winglets produziram um impulso para a frente, o que reduziu a força dos vórtices gerados nas pontas das asas do avião e resultou na redução de arrasto.
Whitcomb, que já havia desenvolvido o conceito de regra área ea ala supercrítico, selecionou a melhor forma do winglet para testes de vôo em um avião tanque KC-135.
Quando os testes foram realizados, os dados mostraram que os winglets fornecida uma melhoria de 7% em relação ao KC-135 padrão.
A vantagem econômica foi óbvia, em um momento de altos custos dos combustíveis.
Segue vídeos abaixo:
Fonte: http://www.dfrc.nasa.gov / http://www.youtube.com
Tradução: Google Tradutor.
Photo by: Nasa
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