terça-feira, 6 de julho de 2010

Japão estreia escâneres corporais no aeroporto internacional de Tóquio


O aeroporto internacional de Tóquio começou nesta segunda-feira a testar os controvertidos escâneres corporais que permitem ver o que o passageiro leva debaixo da roupa, embora por enquanto só serão utilizados com quem der seu consentimento, informou a agência local "Kyodo".



A experiência piloto foi organizada pelo Ministério de Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão para verificar a eficácia dos escâneres, que serão utilizados também com inspetores que levarão explosivos simulados escondidos sob a roupa.


Nesta etapa de teste os serviços de segurança do aeroporto solicitarão aos passageiros que se submetam voluntariamente a este tipo de scanner que respondam a perguntas sobre a experiência.


Segundo um dos encarregados, o procedimento só dura alguns segundos.


Este é o primeiro teste experimental no Japão para introduzir os escâneres corporais, com o objetivo de reforçar a segurança contra atividades terroristas.


O dispositivo reage ao suor do corpo desenhando o contorno da pessoa, o que foi criticado como uma violação da intimidade e elevou dúvidas sobre possíveis vazamentos dessas imagens.


No total, as autoridades japonesas instalarão no aeroporto de Tóquio-Narita cinco tipos de dispositivos para testá-los até o dia 10 de setembro.

Fonte: EFE/EPA
Photo by: EPA

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página