quarta-feira, 30 de junho de 2010

O que causou acidente do Airbus da Air New Zealand ?


Uma combinação de erro do piloto e sensores com defeito causou o acidente com o Airbus da Air New Zealand no Mediterrâneo matando todas as sete pessoas a bordo, assim diz uma investigação judicial francesa. 

O avião caiu no mar em 27 de novembro de 2008, matando cinco neozelandeses e dois alemães.
 
Um relatório preliminar emitido no ano passado pela Mesa, com sede em Paris disse que as as leituras do voo mostraram que o avião caiu durante uma velocidade baixa, em manobra de teste de baixa altitude em que vinha para pousar no aeroporto de Perpignan.

Alugado pela XL Airways Germany's, o Airbus A320 estava sendo testado antes de ser transferido de volta para a Air New Zealand.
 
Um procurador-adjunto francês, Domnique Alzeari, disse a repórteres em Perpignan  que os peritos da aviação tinha avisado que o avião tinha realizado um "teste inadequado, em condições inadequadas, com uma manobra realizada de forma despreparada, o que tornava ainda mais perigoso ".
 
Mas ele disse que os sensores com defeito essencial para o plano de vôo sistema informatizado pode também ser em parte responsável pelo acidente.
 
Dois dos três sensores não estavam funcionando e, portanto, "não pode ser corrigida pelo cérebro eletrônico da aeronave", disse ele.
 
"Isso poderia ser "ligados a operações de limpeza" no avião um dia antes do acidente, mas disse que "o acidente não é devido a um problema de projeto ou de manutenção da aeronave."
 
O relatório francês, escrito pelo especialista em aviação e piloto Claudine legal Oosterlinck, disse que quando o avião estava a 600 metros e parando, os pilotos abriram o acelerador.
 
O avião permaneceu instável e subiu quase verticalmente 300 metros antes de mergulhar mais de 1000 metros e atingiu o mar em cerca de 500 kmh 20 segundos depois.
 
Alzeari também disse que o acidente não foi devido à concepção da aeronave, nem para a manutenção regular, que foi supervisionada pela empresa Airbus.
 
"Foi um avião que estava funcionando corretamente e foi corretamente mantido e seu projeto não foi posta em causa pelos investigadores."
 
Um fator agravante no entanto, foi que dois dos três sensores de velocidade da aeronave foram considerados defeituosos. 

Localizado no lado esquerdo e lado direito da aeronave e na cauda, os três sensores - tubos pitot - estavam relacionados com o sistema eletrônico e projetado, automática ou manualmente, para corrigir o ângulo de arremesso ou da aeronave.


Técnico investigações ainda estavam em curso, mas Alzeari sugeriu que ao invés de pintura, o problema pode ter sido associada com a limpeza feita na Europa pela Perpignan Aero Services Industries (EAS) na noite antes do vôo fatal.
 
Ele estima que cerca de 25% dos destroços do avião foram recuperados do fundo do mar.
  
Tradução: Google Tradutor.
Fonte: stuff.co.nz
Photo by: stuff.co.nz

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página