quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

US$ 5.000 esse foi o valor pago a cada passageiro do voo da Us Airways


A companhia aérea US Airways enviou um cheque de US$ 5.000 (cerca de R$ 11.700) a cada um dos 150 passageiros do avião que fez um pouso de emergência no rio Hudson, em Nova York, na quinta-feira, 15/01/09. A empresa alega que o dinheiro é uma compensação pelos bens perdidos no acidente e que demorará meses até que algumas posses possam ser recuperadas.

"A Comissão de Segurança dos Transportes Nacionais (NTSB, na sigla em inglês) começou agora sua investigação do acidente, e estamos oferecendo nossa total participação e cooperação", afirmou o executivo da empresa Kerry Hester, em carta enviada junto com cada cheque.

A companhia também enviou cheques para reembolsar os custos com as passagens de cada passageiro. "Esse é um reembolso óbvio que queremos fazer rápido para cada um de vocês", diz o comunicado.

"O protocolo de investigação requer que a aeronave e todo o seu conteúdo seja examinado e pesado antes de liberar qualquer item a bordo, a fim de verificar o peso e equilíbrio da aeronave (...) O processo é de pesar todos os itens em seu estado atual, seca-los durante oito semanas e então pesa-los de novo", escreveu Hester.

"Isso significa que não podemos devolver seus itens até que a NTSB os recupere e os libere, um processo que provavelmente levará vários meses. Também é possível que alguns itens sejam irrecuperáveis."

O voo, que ia do aeroporto de La Guardia, em Nova York, a Charlotte, na Carolina do Norte, teve problemas nos dois motores logo após a decolagem, tendo que realizar um pouso de emergência no rio Hudson. Os 150 passageiros e os cinco tripulantes sobreviveram.

Relatos iniciais afirmavam que o problema foi em decorrência do choque com uma revoada de aves, conforme informou o piloto à torre de controle. Porém, a NTSB afirmou nesta segunda-feira que o avião teve problemas no compressor do motor dois dias antes do acidente.

O porta-voz Peter Knudson disse que a investigação dos registros do Airbus 320 mostra que "houve uma entrada da aeronave na manutenção que indica um problema com o compressor no dia 13 de janeiro".

No entanto, as investigações ainda não apontaram para problemas na aeronave antes de sua decolagem no dia do acidente.

Fonte: Folha Online.

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