A Tap distanciou-se da Iberia na liderança do transporte aéreo entre Portugal e Espanha nos onze meses de janeiro a novembro, tendo atingido 31,1% de quota de mercado, que supera em 1,77 pontos o que a companhia e a Portugália tinham em conjunto no período homólogo de 2007.
Dados de tráfego da AENA, empresa que gere os aeroportos espanhóis, indicam que a Tap no final de novembro somava mais de 770 mil passageiros, mais 166 mil ou mais 27,5% do que a companhia tinha em 2007.
O crescimento da Tap incorpora a integração da Portugália, que não existia no primeiro semestre de 2007, mas mesmo quando se desconta este efeito a companhia portuguesa tem um aumento em 3,4%, que equivale a mais cerca de 25,5 mil passageiros.
Esta evolução ocorre por uma queda média do mercado em 2,4%, com quedas mais acentuadas por parte das companhias que mais diretamente concorrem com a Tap, designadamente da Iberia.
Os dados que a companhia espanhola registrou nestes onze meses mostra uma queda do tráfego em 4,1%, para 545 mil, e que quando se somam as operações da Iberia e da sua franchisada Air Nostrum (-33,4%, para 95 mil) a queda atinge os 10%, para 640 mil. A Iberia tem assim uma queda da quota de mercado em 0,38 pontos, para 22%, e Iberia e Air Nostrum juntas perdem 2,15 pontos, para 25,8%.
A companhia que mais quota de mercado perde é, porém, a low cost espanhola Clickair, que em 2007 era a quarta maior companhia no transporte aéreo entre Portugal e Espanha, e este ano caiu para a sexta posição, por uma queda em 37%, para 153 mil passageiros (6,2% do total, menos 3,38 pontos).
Dados de tráfego da AENA, empresa que gere os aeroportos espanhóis, indicam que a Tap no final de novembro somava mais de 770 mil passageiros, mais 166 mil ou mais 27,5% do que a companhia tinha em 2007.
O crescimento da Tap incorpora a integração da Portugália, que não existia no primeiro semestre de 2007, mas mesmo quando se desconta este efeito a companhia portuguesa tem um aumento em 3,4%, que equivale a mais cerca de 25,5 mil passageiros.
Esta evolução ocorre por uma queda média do mercado em 2,4%, com quedas mais acentuadas por parte das companhias que mais diretamente concorrem com a Tap, designadamente da Iberia.
Os dados que a companhia espanhola registrou nestes onze meses mostra uma queda do tráfego em 4,1%, para 545 mil, e que quando se somam as operações da Iberia e da sua franchisada Air Nostrum (-33,4%, para 95 mil) a queda atinge os 10%, para 640 mil. A Iberia tem assim uma queda da quota de mercado em 0,38 pontos, para 22%, e Iberia e Air Nostrum juntas perdem 2,15 pontos, para 25,8%.
A companhia que mais quota de mercado perde é, porém, a low cost espanhola Clickair, que em 2007 era a quarta maior companhia no transporte aéreo entre Portugal e Espanha, e este ano caiu para a sexta posição, por uma queda em 37%, para 153 mil passageiros (6,2% do total, menos 3,38 pontos).
Fonte: Mercado & Eventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário