domingo, 11 de janeiro de 2009

Presidente da Japan Airlines vira ídolo no YouTube


Depois de mostrar seu modo de vida “modesto” em reportagem na CNN, presidente da maior companhia aérea japonesa vira “exemplo”


À primeira vista, Haruka Nishimatsu não tem nada de diferente de milhares de trabalhadores japoneses que tomam os trens todos os dias pela manhã para trabalhar. Sem usar roupas de grife, apenas um terno bem cortado, o executivo é uma das novas sensações do site YouTube. Apesar de seu estilo de vida modesto, ele é presidente da maior companhia aérea do país, a Japan Air Lines (JAL), com uma frota de 211 aeronaves cobrindo 125 destinos em todo o mundo.

Nishimatsu começou a ficar conhecido fora do setor aéreo quando a rede de televisão americana CNN decidiu mostrar seu estilo de vida. Desde dezembro, a reportagem foi parar no YouTube e a JAL começou a receber e-mails, telefonemas e cartas de vários países.

“Alguns dos e-mails são de pessoas que apenas querem mostrar seu respeito por Nishimatsu, enquanto outros dizem que ele é um modelo para todos os outros presidentes de empresas”, disse um porta-voz da JAL ao jornal japonês Shukan Post.

No vídeo, o executivo aparece em um dia típico na empresa, chegando de ônibus pela manhã e almoçando no refeitório da JAL, juntamente com outros funcionários.

Além disso, Nishimatsu também destoa de outros CEOs por cortar seu próprio salário. Enquanto presidentes das montadoras General Motors e Ford tem sido criticados por manter seus salários e bônus em tempos de crise, Nishimatsu reduziu seu salário para US$ 90 mil ao ano – uma redução de 60%. Para se ter uma idéia, Rick Wagoner, da GM, ganhou US$ 8,5 milhões no ano passado.

“Eu só quero fazer o que é certo”, limita-se a dizer o executivo.

Até a mulher de Nishimatsu, que lhe dá uma carona até a estação de trem pela manhã, acha normal o comportamento do marido. “É natural que o salário dele tenha sido cortado nestes tempos de crise”, disse.

O único luxo do executivo, pelo visto, é usar o carro da empresas de vez em quando para alguma reunião.
Um executivo da Sun Microsystems, nos Estados Unidos, Jim Grisanzio, admitiu que Nishimatsu virou um herói para ele e outros executivos. “Eu já assisti ao vídeo umas doze vezes e nunca me canso”, disse. “É um exemplo. E, se a gente pensar bem, é uma coisa muito simples de se fazer”.

Acompanhe o vídeo abaixo.


Fonte: Revista Época Negócios.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página