O projeto do Airbus A310, inicialmente batizado de A300-B10, surgiu na sequência do êxito e aperfeiçoamento do Airbus A300B.
A Airbus esperava com este novo aparelho conceber uma aeronave menor, mas que aproveitasse a tecnologia então criada para o A300.
Este aparelho introduziu o conceito de "família de aviões". Com isto, o fabricante simplicava em muito a formação de pilotos de uns modelos para outros desde que dentro da mesma família, bastando um ou dois dias de formação em A310, por exemplo, caso o piloto tivesse já formação em A300.
Este aparelho introduziu o conceito de "família de aviões". Com isto, o fabricante simplicava em muito a formação de pilotos de uns modelos para outros desde que dentro da mesma família, bastando um ou dois dias de formação em A310, por exemplo, caso o piloto tivesse já formação em A300.
Comparativamente ao A300, o A310 tem 13 secções da fuselagem a menos e asas e cauda completamente redesenhadas.
Devido ao alcance superior dos modelos A310, até 9.500 km, sobre quase todos os modelos A300, este aparelho é usado sobretudo em rotas transatlânticas.
O sucesso do A310 fortaleceu a posição da Airbus no mundo aeronáutico e revelou o consórcio europeu como novo adversário do gigante norte americano Boeing.
O primeiro voo foi realizado em 3 Abril de 1982 e logo o modelo foi apadrinhado pela Swissair (atual Swiss International Airlines) e pela Lufthansa, sendo pintado um lado com as cores de uma das companhias e o outro com as cores da outra.
O sucesso do A310 fortaleceu a posição da Airbus no mundo aeronáutico e revelou o consórcio europeu como novo adversário do gigante norte americano Boeing.
O primeiro voo foi realizado em 3 Abril de 1982 e logo o modelo foi apadrinhado pela Swissair (atual Swiss International Airlines) e pela Lufthansa, sendo pintado um lado com as cores de uma das companhias e o outro com as cores da outra.
Estas companhias viam neste avião um sucesso para as suas rotas de médio curso. Apesar de inicialmente as outras companhias estarem descrentes quanto à sua confiabilidade e capacidades técnicas, o A310 revelou-se um fenômeno de vendas, superando as expectativas iniciais da Airbus.
Até Março de 2007, 255 aviões foram entregues a variadas companhias e cinco estão encomendados, havendo 221 aparelhos ao serviço. Com a entrada em serviço do A330, é improvável que mais A310 sejam encomendados.
Após o sucesso inicial do A310, a Airbus concentrou-se na criação de outras séries deste modelo: a série 100 destinada para a operação de voos domésticos e a série 200 destinada para a operação de voos de longas distâncias.
Pesos e Dimensões:
Peso máximo de decolagem (kg): 140.000
Peso máximo de aterrissagem (kg): 124.000
Peso médio do avião vazio (empty weight) (kg): 83.100
Capacidade máxima de combustível (l): 75,470
Comprimento (m): 46,66
Envergadura (m): 43,90
Altura (m): 15,80
Após o sucesso inicial do A310, a Airbus concentrou-se na criação de outras séries deste modelo: a série 100 destinada para a operação de voos domésticos e a série 200 destinada para a operação de voos de longas distâncias.
Pesos e Dimensões:
Peso máximo de decolagem (kg): 140.000
Peso máximo de aterrissagem (kg): 124.000
Peso médio do avião vazio (empty weight) (kg): 83.100
Capacidade máxima de combustível (l): 75,470
Comprimento (m): 46,66
Envergadura (m): 43,90
Altura (m): 15,80
Depois viria a ser anunciado a criação de uma outra série deste modelo, a série 300. Esta série viria revolucionar o mercado, superando em quase tudo as duas versões anteriores: teria um maior alcance, devido a um novo tanque de combustível na cauda capaz de transportar 7 toneladas extras de combustível, assim como seria capaz de transportar mais alguns passageiros que as versões anteriores.
Este Airbus revelou-se desde sempre um avião pouco ''sequioso'', fato que era bastante importante no setor aeronáutico, e bem visto pelas grandes companhias que tinham como principal objetivo a poupança no consumo de combustível.
Este Airbus revelou-se desde sempre um avião pouco ''sequioso'', fato que era bastante importante no setor aeronáutico, e bem visto pelas grandes companhias que tinham como principal objetivo a poupança no consumo de combustível.
Este fato tornou-o um dos aviões com maior êxito no transporte comercial.
Atualmente, muitos A310-200 estão convertidos em aviões cargueiro, após terem deixado de servir como aviões de transporte de passageiros, passando a ser denominados com a letra F de Freight (cargueiro) Ex: A310-200F.
Atualmente, muitos A310-200 estão convertidos em aviões cargueiro, após terem deixado de servir como aviões de transporte de passageiros, passando a ser denominados com a letra F de Freight (cargueiro) Ex: A310-200F.
Isto também se deveu ao fato de poderem transportar vários paletes de carga e serem utilizados em longas distâncias.
Motorização:
Motorização:
Dois reatores turbofan General Electric CF6-80C2A8 de 262,4 kN de empuxo,
ou
Pratt & Whitney PW4156A de 249,1 kN de empuxo.
Performance:
Vel. cruzeiro: 896 km/h
MMO/VMO: .84
Alcance (km): 7.149
Tripulação técnica - 2 pilotos
MMO/VMO: .84
Alcance (km): 7.149
Tripulação técnica - 2 pilotos
Configuração da cabine - 247 lugares em classe única ou 28 em primeira e 212 em econômica.
Fontes: Transporte e Mobilidades / Airbus.
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