A fim de cumprir a nova exigência da FAA americana sobre barreira contra incêndio da fuselagem de todos os aviões fabricados após primeiro de setembro de 2009, os fabricantes de aviões comerciais e os fabricantes dos sistemas de isolamento estão desenvolvendo novos sistemas gerais de isolamento termo-acústico de pouco peso (TAB - thermal acoustic blanket) cobrindo a manta com o filme APTIV™ baseado no polímero PEEK™.
“O filme APTIV™ envolvendo a manta fornece uma solução em isolamento que cumpre as novas exigências de desempenho da FAA ao dar às companhias aéreas uma solução de peso mais leve do filmes tradicionais de PVF,” disse John Getz, gerente comercial de negócio dos filmes APTIV™.
“Victrex está satisfeita em prestar suporte nesta nova área de aplicação e estamos bem preparados o aumento da demanda sobre o material.”
Os sistemas de isolamento consistem, tradicionalmente, em uma manta de fibra de vidro encapsulada em uma coberta plástica como uma fronha de almofada. O isolamento termo-acústico padrão deveria retardar a propagação do fogo em ambientes térmicos da baixa-intensidade, entretanto, a nova exigência da FAA americana determina que o isolamento que cerca o compartimento de carga deve ser resistente a incêndios em ambiente térmico intenso como o resultante de fogo por combustão.
Esta mudança está tornando necessária a reformulação dos projetos dos sistemas atuais de isolamento dos aviões.
“As lâminas do filme APTIV™ atendem ao teste do painel luminoso FAA FAR 25.856 (a) que ordena o aumento da resistência das mantas isolantes termo-acústicas à propagação do fogo,” disse John Walling, diretor global de aplicações aeroespaciais da Victrex. “Além disso, os filmes APTIV™ podem ser laminados nos sistemas de barreira especiais “burn-through” que atendem a FAA FAR 25.856 (b) tendo por resultado um sistema completo que cumpre as novas exigências da FAA.”.
O filme APTIV™ tem pouco peso, o que é um fator importante na redução de peso das aeronaves e na conseqüente economia de combustível. “Com o aumento crescente dos custos de combustível, a indústria aeroespacial, em geral, procura aproveitar o combustível dos aviões ao máximo e de maneira mais eficaz”, Walling explica.
“O filme APTIV™ pode ser produzido na espessura de 6µm (micra) oferecendo redução significativa de peso em comparação aos sistemas de isolamento PVF existentes de 12µm. Além disso, por ser mais fino, o filme APTIV™ tem um peso específico mais baixo (1.26) do que a apresentado pelo filme PVF (1.38-1.72) o que resulta em um filme com uma redução de peso maior que 50% e que mantém todas as características mecânicas e de resistência necessárias ao fogo.”
O filme APTIV™ é produzido com o polímero VICTREX® PEEK™ e oferece todas as propriedades VICTREX® PEEK™ em um formato flexível, incluindo a propriedade inerente de barreira à permeação, baixa absorção de umidade, resistência ao desgaste e resistência à abrasão excelentes em comparação ao PVF, resistência química abrangente, baixa emissão de fumaça e gases tóxicos e livre de halogênio, de acordo com IEC 61249-2-21.
“Quando se trata de baixas emissões de fumaça e gases tóxicos, o polímero VICTREX® PEEK™ é conhecido como um dos polímeros de melhor desempenho do mundo, o que faz o filme APTIV™ adequar-se perfeitamente às necessidades de isolamento de aeronaves e outras aplicações de cabines” Walling cometa.
Victrex EUA, Inc., uma divisão da Victrex plc, é o único fabricante e fornecedor do polímero VICTREX® PEEK™ no mundo.
Site: www.aptivfilms.com
“O filme APTIV™ envolvendo a manta fornece uma solução em isolamento que cumpre as novas exigências de desempenho da FAA ao dar às companhias aéreas uma solução de peso mais leve do filmes tradicionais de PVF,” disse John Getz, gerente comercial de negócio dos filmes APTIV™.
“Victrex está satisfeita em prestar suporte nesta nova área de aplicação e estamos bem preparados o aumento da demanda sobre o material.”
Os sistemas de isolamento consistem, tradicionalmente, em uma manta de fibra de vidro encapsulada em uma coberta plástica como uma fronha de almofada. O isolamento termo-acústico padrão deveria retardar a propagação do fogo em ambientes térmicos da baixa-intensidade, entretanto, a nova exigência da FAA americana determina que o isolamento que cerca o compartimento de carga deve ser resistente a incêndios em ambiente térmico intenso como o resultante de fogo por combustão.
Esta mudança está tornando necessária a reformulação dos projetos dos sistemas atuais de isolamento dos aviões.
“As lâminas do filme APTIV™ atendem ao teste do painel luminoso FAA FAR 25.856 (a) que ordena o aumento da resistência das mantas isolantes termo-acústicas à propagação do fogo,” disse John Walling, diretor global de aplicações aeroespaciais da Victrex. “Além disso, os filmes APTIV™ podem ser laminados nos sistemas de barreira especiais “burn-through” que atendem a FAA FAR 25.856 (b) tendo por resultado um sistema completo que cumpre as novas exigências da FAA.”.
O filme APTIV™ tem pouco peso, o que é um fator importante na redução de peso das aeronaves e na conseqüente economia de combustível. “Com o aumento crescente dos custos de combustível, a indústria aeroespacial, em geral, procura aproveitar o combustível dos aviões ao máximo e de maneira mais eficaz”, Walling explica.
“O filme APTIV™ pode ser produzido na espessura de 6µm (micra) oferecendo redução significativa de peso em comparação aos sistemas de isolamento PVF existentes de 12µm. Além disso, por ser mais fino, o filme APTIV™ tem um peso específico mais baixo (1.26) do que a apresentado pelo filme PVF (1.38-1.72) o que resulta em um filme com uma redução de peso maior que 50% e que mantém todas as características mecânicas e de resistência necessárias ao fogo.”
O filme APTIV™ é produzido com o polímero VICTREX® PEEK™ e oferece todas as propriedades VICTREX® PEEK™ em um formato flexível, incluindo a propriedade inerente de barreira à permeação, baixa absorção de umidade, resistência ao desgaste e resistência à abrasão excelentes em comparação ao PVF, resistência química abrangente, baixa emissão de fumaça e gases tóxicos e livre de halogênio, de acordo com IEC 61249-2-21.
“Quando se trata de baixas emissões de fumaça e gases tóxicos, o polímero VICTREX® PEEK™ é conhecido como um dos polímeros de melhor desempenho do mundo, o que faz o filme APTIV™ adequar-se perfeitamente às necessidades de isolamento de aeronaves e outras aplicações de cabines” Walling cometa.
Victrex EUA, Inc., uma divisão da Victrex plc, é o único fabricante e fornecedor do polímero VICTREX® PEEK™ no mundo.
Site: www.aptivfilms.com
Fonte: Portal Fator.
Nenhum comentário:
Postar um comentário