A dificuldade de integrar as operações da Varig, num período de intenso movimento nos aeroportos, fez com que a Gol tivesse o maior índice de atrasos em relação a outras empresas durante as festas de fim de ano.
Conforme levantamento fornecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com base nos dados da Infraero, a Gol encerrou o período das festas com 37,4% dos seus vôos atrasados em mais de 30 minutos, quase o triplo da porcentagem de atrasos registrada pela TAM e o dobro da média das outras companhias aéreas. Os números se referem a 67 aeroportos administrados pela Infraero.
Na média entre os dias 19 de dezembro e 4 de janeiro, a TAM teve 12,5% seus vôos atrasados e o restante das empresas - inclui Webjet, OceanAir, Trip e Azul, além de outras brasileiras e internacionais - registraram demora em 16,2% das operações.
Em todo esse período de 17 dias, um quinto de todos os vôos decolou pelo menos meia hora depois do horário.
Em entrevista, o vice-presidente de marketing e serviços da Gol, Tarcisio Gargioni, disse que o principal problema da empresa foi a lentidão no atendimento aos passageiros devido às falhas no sistema de check-in.
As dificuldades foram geradas pela falta de integração total entre os sistemas da Gol e da Varig. A Gol comprou a Varig em março de 2007, mas as duas empresas só foram autorizadas a fundir todas as suas operações, inclusive a malha de vôos, a partir do segundo semestre do ano passado.
"Existe um cronograma para a integração dos sistemas e ele está sendo cumprido. Até o dia 18 de janeiro, estará completo", diz o executivo, em referência à data estabelecida como limite pela Anac para que a Gol resolva as falhas.
Caso contrário, terá novas autorizações de vôo suspensas. Inicialmente, a Gol havia se comprometido a terminar a integração até 19 de dezembro.
Em reunião com a Anac, no dia 26, a empresa citou que seus aviões estavam ficando em solo mais tempo do que o previsto inicialmente. Como a malha aérea de empresas como TAM e Gol prevê linhas com muitas conexões, atrasos em um local podem gerar reação em cadeia.
A Anac exigiu que a Gol reveja o tempo de solo necessário para aeronaves nos aeroportos do Galeão e Brasília para adequar sua malha aérea, ou terá seus operações suspensas nesses locais.
Gargioni frisa que a concentração de atrasos foi no Natal - até 60% dos vôos atrasaram entre o dia 19 e 23 de dezembro -, mas que no Réveillon boa parte das dificuldades foi sanada. "Consertamos a falha do sistema, ampliamos a jornada de trabalho dos funcionários nos aeroportos e dobramos de dois para quatro o número de aviões de reserva", diz. No fim do ano, o máximo de atrasos ocorridos foi de 14,7%, no dia 30.
Os atrasos voltaram a crescer nos dias 3 e 4 de janeiro, chegando a quase 28% do total, acima da média de 20% de todas as empresas.
"Foram dias específicos, com concentração muito grande de pessoas voltando de todos os lugares. Muitas chegaram ao aeroporto com pouca antecedência para embarcar", afirma Tarcísio.
Conforme levantamento fornecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com base nos dados da Infraero, a Gol encerrou o período das festas com 37,4% dos seus vôos atrasados em mais de 30 minutos, quase o triplo da porcentagem de atrasos registrada pela TAM e o dobro da média das outras companhias aéreas. Os números se referem a 67 aeroportos administrados pela Infraero.
Na média entre os dias 19 de dezembro e 4 de janeiro, a TAM teve 12,5% seus vôos atrasados e o restante das empresas - inclui Webjet, OceanAir, Trip e Azul, além de outras brasileiras e internacionais - registraram demora em 16,2% das operações.
Em todo esse período de 17 dias, um quinto de todos os vôos decolou pelo menos meia hora depois do horário.
Em entrevista, o vice-presidente de marketing e serviços da Gol, Tarcisio Gargioni, disse que o principal problema da empresa foi a lentidão no atendimento aos passageiros devido às falhas no sistema de check-in.
As dificuldades foram geradas pela falta de integração total entre os sistemas da Gol e da Varig. A Gol comprou a Varig em março de 2007, mas as duas empresas só foram autorizadas a fundir todas as suas operações, inclusive a malha de vôos, a partir do segundo semestre do ano passado.
"Existe um cronograma para a integração dos sistemas e ele está sendo cumprido. Até o dia 18 de janeiro, estará completo", diz o executivo, em referência à data estabelecida como limite pela Anac para que a Gol resolva as falhas.
Caso contrário, terá novas autorizações de vôo suspensas. Inicialmente, a Gol havia se comprometido a terminar a integração até 19 de dezembro.
Em reunião com a Anac, no dia 26, a empresa citou que seus aviões estavam ficando em solo mais tempo do que o previsto inicialmente. Como a malha aérea de empresas como TAM e Gol prevê linhas com muitas conexões, atrasos em um local podem gerar reação em cadeia.
A Anac exigiu que a Gol reveja o tempo de solo necessário para aeronaves nos aeroportos do Galeão e Brasília para adequar sua malha aérea, ou terá seus operações suspensas nesses locais.
Gargioni frisa que a concentração de atrasos foi no Natal - até 60% dos vôos atrasaram entre o dia 19 e 23 de dezembro -, mas que no Réveillon boa parte das dificuldades foi sanada. "Consertamos a falha do sistema, ampliamos a jornada de trabalho dos funcionários nos aeroportos e dobramos de dois para quatro o número de aviões de reserva", diz. No fim do ano, o máximo de atrasos ocorridos foi de 14,7%, no dia 30.
Os atrasos voltaram a crescer nos dias 3 e 4 de janeiro, chegando a quase 28% do total, acima da média de 20% de todas as empresas.
"Foram dias específicos, com concentração muito grande de pessoas voltando de todos os lugares. Muitas chegaram ao aeroporto com pouca antecedência para embarcar", afirma Tarcísio.
Fonte: Colaborador Allysson Augusto.
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