quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Vôos atrasaram mais em novembro; overbooking será banido na virada do ano


As principais companhias aéreas brasileiras, Gol/Varig, OceanAir, TAM e Webjet, atrasaram mais em novembro do que em outubro. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de uma média de de 50 mil vôos mensais, 16,6% tiveram atraso acima de 30 minutos, contra 12,5% do mês anterior (o pior resultado foi em janeiro, quando 25% do total de vôos atrasaram).

A Anac diz que as companhias foram prejudicadas por fatores como o fechamento de aeroportos por problemas metereológicos e as obras no aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro.


O aumento de vôos durante o verão deve provocar ainda mais atrasos nos próximos meses, mas nada tão grave quanto o caos aéreo ocorrido há dois anos. É o que diz Uébio José da Silva, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Aeroviários.

"O ideal é que o passageiro entre em contato com a companhia aérea para confirmar vôo e horário, e chegue na hora certa para o check-in", aconselha Silva.
Para evitar atrasos e filas nos aeroportos, a Anac, o Ministério da Defesa e as companhias aéreas criaram a operação Feliz 2009.

Um dos compromissos assumidos foi não praticar overbooking (venda de passagens além da capacidade da aeronave) no período de 19 de dezembro a 7 de janeiro.
Atrasos Em novembro, a Gol e a Varig foram as que mais atrasaram. De acordo com a Anac, isso aconteceu porque a fusão das malhas aéreas das duas empresas dificultou suas operações.

Do total de 9.172 vôos atrasados, a Varig foi responsável por 24,2%, contra 15,3% em outubro. Já a Gol teve 21, 1% dos atrasos, em vez de 13,4% no mês anterior.


A TAM e a Webjet aumentaram sua participação no total de atrasos: de 10% e 14,1%, em outubro, para 12,3% e 15%, respectivamente, no mês passado. A OceanAir foi a única que registrou o menor índice de atrasos em novembro, alcançando 11,6% contra 15,1% em outubro.

Os dados são levantados pela Infraero nos 67 aeroportos administrados pela estatal, que cuida da infra-estrutura aeroportuária. Gol/Varig, OceanAir, TAM e Webjet detêm juntas 98% do mercado doméstico brasileiro.

Fonte: Viaje Aqui.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página