A Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC entregou hoje à Embraer o Certificado de Homologação de Tipo (CHT) da aeronave Embraer 500, comercialmente conhecida pelo nome Phenom 100.
A certificação representa que a aeronave cumpriu todos os requisitos de aeronavegabilidade exigidos pelas normas internacionais de aviação civil e que a ANAC comprova as condições desse jato operar com segurança.
O processo de certificação de uma nova aeronave é extremamente detalhado e por isso demanda um prazo extenso. O início da tramitação ocorreu em abril de 2005, quando a autoridade responsável ainda era o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e o pedido de homologação deu entrada em 30 de junho de 2006, já na ANAC.
A equipe técnica que cuidou do projeto é a mesma desde o início e é composta por Inspetores de Aviação Civil (Inspacs), engenheiros, pilotos e pessoal de suporte. Foram avaliados mais de 700 documentos, além de realizadas reuniões técnicas, inspeções, acompanhamento de ensaios e aprovação de relatórios.
Entre as etapas de um processo de certificação, que segue as recomendações da Organização Internacional de Aviação Civil (OACI) , são testadas as condições de operação sob variações extremas de temperatura (calor intenso e neve), situações metereológicas adversas (como raios), a resistência à interferências eletro-magnéticas, a capacidade máxima de utilização dos motores, a velocidade mínima e máxima, a inflamabilidade dos componentes da aeronave e muitos outros itens.
Somente após todas os ensaios realizados é que a ANAC pode garantir a segurança de operação de uma aeronave. Aentrega do certificado aconteceu no Centro Histórico da Embraer, na sede da fabricante em São José dos Campos (SP), e a partir dessa data o Phenom 100 tem a chancela da ANAC para ser exportado e voar em qualquer país do mundo e no Brasil.
A certificação representa que a aeronave cumpriu todos os requisitos de aeronavegabilidade exigidos pelas normas internacionais de aviação civil e que a ANAC comprova as condições desse jato operar com segurança.
O processo de certificação de uma nova aeronave é extremamente detalhado e por isso demanda um prazo extenso. O início da tramitação ocorreu em abril de 2005, quando a autoridade responsável ainda era o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e o pedido de homologação deu entrada em 30 de junho de 2006, já na ANAC.
A equipe técnica que cuidou do projeto é a mesma desde o início e é composta por Inspetores de Aviação Civil (Inspacs), engenheiros, pilotos e pessoal de suporte. Foram avaliados mais de 700 documentos, além de realizadas reuniões técnicas, inspeções, acompanhamento de ensaios e aprovação de relatórios.
Entre as etapas de um processo de certificação, que segue as recomendações da Organização Internacional de Aviação Civil (OACI) , são testadas as condições de operação sob variações extremas de temperatura (calor intenso e neve), situações metereológicas adversas (como raios), a resistência à interferências eletro-magnéticas, a capacidade máxima de utilização dos motores, a velocidade mínima e máxima, a inflamabilidade dos componentes da aeronave e muitos outros itens.
Somente após todas os ensaios realizados é que a ANAC pode garantir a segurança de operação de uma aeronave. Aentrega do certificado aconteceu no Centro Histórico da Embraer, na sede da fabricante em São José dos Campos (SP), e a partir dessa data o Phenom 100 tem a chancela da ANAC para ser exportado e voar em qualquer país do mundo e no Brasil.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da ANAC.
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