O índice já se iguala com outros destinos “bastante movimentados” como os do nordeste brasileiro. “Esta ocupação é mais alta do que Fortaleza e Recife, cidades tradicionalmente na preferência dos europeus em função das praias”, avalia Paulo Cunha.
Ele ainda adianta que a empresa pretende buscar parcerias com o Governo local (Governo do Distrito Federal) e também com a iniciativa privada – hotéis, restaurantes, associações e entidades envolvidas com o turismo em Brasília – para ajudar na divulgação do potencial turístico da capital brasileira. “Queremos divulgar em Portugal este grande potencial, a exemplo do que já fizemos em algumas cidades do nordeste. Inicialmente, a idéia seria colocar, no roteiro de visitas ao Brasil, dois ou três dias de passeios em Brasília”, prevê.
O próprio Governo do Distrito Federal confirmou ao Portugal Digital que a iniciativa está sendo estudada para ser colocada em prática no próximo ano.
Segundo levantamentos da TAP, o vôo direto para Brasília é essencialmente utilizado para áreas de negócios. Mais de 45% dos passageiros que fazem o trecho Brasília – Lisboa viajam a negócio, em geral pessoas de órgãos públicos federais.
Mas é entre os 20% dos passageiros diários da TAP que fazem o trecho Lisboa-Brasília que a proposta de divulgar o potencial turístico da cidade pode dar certo. São cerca de 40 pessoas que passam por Brasília em conexão, ou seja, seguem para outra cidade do país sem sair do aeroporto.
“Talvez elas quisessem descer em Brasília e ficar dois ou três dias antes da viagem programada para o Pantanal, Amazonas, Belo Horizonte. Por isto, estamos trabalhando para fazer esta parceria de divulgação”, explica Paulo Cunha.
Fonte: Portugal Digital.
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