A principal companhia aérea alemã, a Lufthansa, anunciou que aumentará em até 80% sua participação no capital da britânica British Midland (BMI).
Este aumento de participação da Lufthansa, que até agora possuía 30% da BMI, é o resultado de uma opção de venda exercida pelo acionista Michael Bishop de 50% mais uma ação.
A operação será válida a partir de 12 de janeiro de 2009, segundo a Lufthansa.
O restante do capital da BMI está nas mãos da sueca SAS.
Mais cedo, a companhia alemã divulgou uma queda de quase 75% no lucro do terceiro trimestre de 2008, pelos elevados preços do petróleo e a "desaceleração da atividade econômica", acentuada pela crise financeira mundial.
Os lucros da maior companhia aérea alemã sofreram uma queda de 74,6%, a 149 milhões de euros (189 milhões de dólares), no terceiro trimestre do ano.
"A alta dos preços do petróleo durante este período se traduziu em faturas recordes de querosene", destacou o grupo, indicando que o custo da energia foi de cerca de 25% do faturamento da companhia no terceiro trimestre".
O petróleo atingiu preço histórico, a mais de 147 dólares o barril, em julho.
"O maior custo energético vem acompanhado de uma desaceleração da atividade, acentuada pela crise financeira", segundo a Lufthansa.
Fonte: AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário