segunda-feira, 6 de outubro de 2008

INTERCÂMBIO ESTUDANTIL "Alunos tem desconto em vôos"


A norma da Anac foi instituída há dois anos, mas poucos sabem da possibilidade de desconto nas tarifas aéreas

Quem é estudante e deseja fazer cursos, trabalhar ou realizar estágios no exterior normalmente não sabe, mas pode obter um bom desconto no preço das tarifas aéreas. A Norma de Serviço Aéreo Internacional (NOSAI) TP-033, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), referente à concessão de descontos tarifários — que em seu item III estabelece parâmetros a tarifas estudantis para vôos internacionais — indica que há possibilidade do estudante conseguir um desconto de até 48% nas passagens aéreas para qualquer lugar do mundo.

Este valor, informa a assessoria de comunicação da Anac, trata-se apenas de um limite para os descontos, o que implica em dizer que as companhias aéreas e empresas de intercâmbio estudantil não são obrigadas a oferecê-lo, mas somente têm autorização para fazê-lo.

Os valores dos descontos podem variar de uma agência para outra. O que pode determinar um total mais satisfatório para o cliente são fatores como a compra antecipada e a demanda pelo trecho.

“Nós já conseguimos oferecer 30% de desconto. No entanto, isso vai depender da antecedência com que se compra o bilhete. Como os lugares no avião são limitados, quanto antes ele (o cliente) vier, consegue-se comprar mais barato. Principalmente, se for em um período de baixa estação”, explica Jordão Brito, diretor administrativo de uma agência de intercâmbio estudantil.

Apesar da norma da Anac já existir há mais de dois anos (instituída em 06 de março de 2006), poucos estudantes interessados em ampliar seus conhecimentos no exterior têm informação a seu respeito.

Edil Amorim, 21 anos, do curso de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC), esteve na Espanha, de janeiro a agosto deste ano. Ele só ficou sabendo do desconto porque foi informado a respeito na hora de fechar o pacote. “Se eu não tivesse comprado a passagem naquela agência, não saberia sobre essa possibilidade”, recorda o estudante.

Vale ressaltar que o benefício somente poderá ser obtido com a contratação do serviço de uma empresa habilitada para realizar intercâmbios estudantis, uma vez que é exigida a comprovação de que o viajante realizará algum curso no exterior, com período mínimo de 15 dias e máximo de 12 meses, dependendo da legislação para imigração de cada país.

É importante lembrar, ainda, que, para obter desconto nas tarifas aéreas para o exterior é necessário definir a data de ida e de volta, ter entre 12 e 34 anos, além de apresentar uma documentação da instituição de ensino que receberá o estudante. Este procedimento deve ser realizado tanto na hora da aquisição do bilhete como no momento do embarque.

DICAS PARA QUEM VAI AO EXTERIOR

- Compre sua passagem com antecedência, pois quanto mais vazia estiver a aeronave, maior é o desconto

- A reserva não garante o benefício, que será efetuado apenas no ato da compra do bilhete

- Aprimore o idioma do país para onde vai. Muitos dos cursos e trabalhos temporários só aceitam quem domina a língua oficial local

- Na Europa, a idade é um fator que define desconto. Se você tem menos de 26 anos, certamente vai obter muitos abatimentos com bilhetes em transpores, eventos e passeios

- Quem vai à Europa e, quer se deslocar de trem pelo continente, pode comprar os tíquetes bem mais baratos ainda no Brasil, por intermédio de uma agência de turismo

- Procure, na Capital cearense e, ainda, em outros estados, agências de viagens que possam lhe orientar sobre os descontos para intercâmbio. Por exemplo, pode-se recorrer à CI Intercâmbio Cultural (85) 3268-3844; à STB Intercâmbios (85) 3266-2900) e, também, à Intercâmbio Global (11) 3149-8195


Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página