quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Combustíveis deixam TAP no "vermelho"


O aumento de 18% nas receitas entre janeiro e agosto foi insuficiente para compensar o aumento brutal dos custos com combustível, fazendo com que a companhia aérea portuguesa TAP registrasse um prejuízo de 133 milhões de euros no final dos primeiros oito meses de 2008.

O preço médio do petróleo nos primeiros oito meses do ano situou-se em US$ 114, o que representou um acréscimo de 128 milhões de euros na fatura de combustível paga pela transportadora aérea.

O fato de no mesmo período do ano passado a companhia ter registado um lucro de 24 milhões de euros, ilustra o impacto dos preços do combustível nas contas da TAP e confirma a previsão de resultados negativos no final do ano.

Entre janeiro e agosto deste ano as receitas da TAP ascenderam a 1.413 milhões de euros, mais 18% que os 1.197 milhões apurados em igual período de 2007.

O resultado operacional da TAP até ao final de agosto situava-se em 94 milhões negativos, contra os 45 milhões positivos dos primeiros oito meses do ano passado.

Durante o mês de agosto, o tráfego de passageiros cresceu 7,6%, contribuindo para um resultado acumulado dos primeiros oito meses do ano de 17,3%. O acumulado é beneficiado pelo fato de nos primeiros seis meses do ano a comparação ser feita com um período do ano anterior em que a TAP ainda não tinha adquirido a PGA. Todos os setores de rede tiveram uma evolução positiva.


Fonte: Jornal de Turismo.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página