O Aeroporto de Fernando de Noronha (PE) saltará de 682 metros quadrados de área para 1.682 metros quadrados até 2010. A proposta do governo do Estado é iniciar a licitação da segunda fase da ampliação em março de 2009, quando deverá estar concluída a primeira fase da ampliação, já iniciada.
As obras, contudo, não implicam no aumento do fluxo de turistas na ilha – fixado em 450/dia – e cujo controle está intimamente ligado ao número de vôos que levam os visitantes do continente. Hoje, Noronha recebe três vôos regulares diários: dois da Trip, com o avião ATR, vindos de Recife e Natal, e um da Varig, em um Boeing, a partir de Recife.
A primeira fase da obra compreende a ampliação da área e do número de boxes das companhias aéreas – hoje há somente duas - e da sala de embarque. O valor aproximado da intervenção é de R$ 700 mil, oriundos do governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes de Pernambuco.
Já a segunda fase, com previsão de entrega em 2010 incluirá a mudança total do lay-out do aeroporto que ganhará maior área nas salas de embarque e desembarque, construção de espaço para cargas – hoje inexistente, maior número de áreas para lojas de serviços.
“O objetivo é dar mais conforto aos visitantes, mas dentro da realidade local. O aeroporto de Noronha, por exemplo, não comporta um restaurante, já que quem desembarca quer mesmo é sair de lá e quem embarca, deixa para o último momento, considerando-se todos os atrativos locais”, diz Gustavo Araújo, diretor de articulação e infra-estrutura de Fernando de Noronha. O orçamento para a segunda fase de obras, ainda não foi finalizado.
As obras, contudo, não implicam no aumento do fluxo de turistas na ilha – fixado em 450/dia – e cujo controle está intimamente ligado ao número de vôos que levam os visitantes do continente. Hoje, Noronha recebe três vôos regulares diários: dois da Trip, com o avião ATR, vindos de Recife e Natal, e um da Varig, em um Boeing, a partir de Recife.
A primeira fase da obra compreende a ampliação da área e do número de boxes das companhias aéreas – hoje há somente duas - e da sala de embarque. O valor aproximado da intervenção é de R$ 700 mil, oriundos do governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes de Pernambuco.
Já a segunda fase, com previsão de entrega em 2010 incluirá a mudança total do lay-out do aeroporto que ganhará maior área nas salas de embarque e desembarque, construção de espaço para cargas – hoje inexistente, maior número de áreas para lojas de serviços.
“O objetivo é dar mais conforto aos visitantes, mas dentro da realidade local. O aeroporto de Noronha, por exemplo, não comporta um restaurante, já que quem desembarca quer mesmo é sair de lá e quem embarca, deixa para o último momento, considerando-se todos os atrativos locais”, diz Gustavo Araújo, diretor de articulação e infra-estrutura de Fernando de Noronha. O orçamento para a segunda fase de obras, ainda não foi finalizado.
Fonte: Contato Radar.
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