A Boeing em parceria com a Honeywell e UOP (desenvolvedora de tecnologia) formaram um grupo para acelerar o desenvolvimento e comercialização de novos combustíveis sustentáveis para a aviação.
Com o apoio e aconselhamento de organizações ambientais como o WWF e o Conselho de Defesa dos Recursos Naturais (NRDC), o SAFUG (do Inglês Sustainable Aviation Fuel Users Group, ou Grupo dos Usuários de Combustível Sustentável de Aviação na tradução) torna a aviação comercial o primeiro setor do transporte global a se voluntariar às ações sustentáveis na cadeia de suprimento de combustíveis.
O desafio do grupo é alcançar o uso comercial de fontes renováveis de combustível, que possam reduzir as emissões de gases provocadores do efeito estufa, ao mesmo tempo em que diminuem a exposição da aviação comercial à volatilidade do preço dos combustíveis e à dependência das matrizes fósseis.
Dentre as linhas aéreas que apóiam os combustíveis sustentáveis estão a Air France, Air New Zealand, All Nippon Airways (Ana), Cargolux, Gulf Air, Japan Airlines, KLM, SAS e Virgin Atlantic Airways.
Juntas, elas representam aproximadamente 15% do uso de combustível de avião no mundo.
Todo membro inscrito neste compromisso estipula que qualquer biocombustível sustentável deve apresentar desempenho tão bom, ou melhor, quanto os combustíveis à base de querosene, mas com um menor ciclo de vida do carbono.
O grupo de usuários comprometidos considera apenas fontes renováveis, que minimizem os impactos sobre a biodiversidade: combustíveis que demandem menos terra, água e energia em sua produção, e que não compitam com a produção de alimentos ou fontes de água potável.
Além disso, o cultivo e colheita das matrizes vegetais devem agregar valor socioeconômico para as comunidades locais.
Fonte: Mercado e Eventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário