O Recife está mais próximo de ganhar um vôo direto para os Estados Unidos. A promessa vem sendo feita há anos, mas nas últimas semanas foi fechado um acordo entre os governos brasileiro e americano para aumentar em mais 51 vôos a freqüência de viagens aéreas entre os dois países. O embaixador americano, Clifford Sobel, também anunciou a abertura de um escritório de comércio dos Estados Unidos no consulado do Recife.As novas freqüências de vôos servirão cinco cidades, e Recife está na lista prioritária, segundo Sobel, que esteve na cidade comemorando o 4 de julho, data da independência americana. Ele se reuniu com empresários da Câmara Americana de Comércio e também se encontrou com o governador Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas. O governador disse que entregou ao embaixador americano um estudo de viabilidade, mostrando o potencial do destino Recife, de forma a reforçar a captação de vôos. Nesse estudo consta o número de vistos concedidos, carga transportada, entre outras coisas.
Por enquanto, o que existe é uma autorização para aumento de vôos, mas a viabilidade deles depende de decisão das companhias aéreas. "As companhias aéreas vão ter que fazer suas decisões. Sabemos que no momento elas estão passando por dificuldades", ponderou Sobel. Essas dificuldades são derivadas do aumento constante de preço de combustíveis, pelos recordes batidos pelo preço do petróleo.
O embaixador afirmou que em breve passará a funcionar no Consulado do Recife um escritório de negócios, que será o primeiro a servir os Estados do Nordeste. "Isso vai ajudar na troca de informações, acesso a mercado e conhecimento mútuo entre empresas americanas e brasileira", destacou o americano.
Sobel também conversou com o governador sobre oportunidades na indústria farmacêutica, mas não quis detalhar possíveis investimentos. Uma missão de executivos pernambucanos já esteve nos Estados Unidos em contato com quatro empresas, com objetivo de adensar o futuro pólo farmacoquímico de Goiana. Segundo Eduardo Campos, um encontro em Brasília com o secretário de Saúde dos Estados Unidos, cargo equivalente a de ministro, esté agendado para discutir investimentos de empresas em Pernambuco.
O embaixador ainda contou que uma grande empresa estava discutindo um plano de expansão e recebeu, logo depois, um telefonema do governo de Pernambuco convidando para discutir oportunidades. "O governo está muito empreendedor", elogiou, sem responder qual empresa se tratava.
Fonte: Jornal do Comércio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário